Sustentabilidade e Meio Ambiente em destaque na Livrarias Catarinense
08/11/2010
Capital sedia maior evento de pesquisa para jogos da América Latina
08/11/2010

Protesto contra estaleiro de Eike Batista acaba em confusão

Uma manifestação feita por pescadores e proprietários de embarcações contra a instalação de um estaleiro do empresário Eike Batista em Santa Catarina terminou em confusão neste sábado em Florianópolis. A “barqueata” acabou sendo alvo de uma ação da Marinha, que rebocou vários barcos de pescadores que estariam navegando em condições supostamente irregulares.

O ato de protesto contra o estaleiro da empresa OSX, do bilionário Eike, foi promovido na Beira-mar Norte, a principal avenida de Florianópolis. Embarcações saíram de municípios de Biguaçu e Governador Celso Ramos, localizados na região metropolitana, e se encaminhavam ao trapiche da baía levando faixas e cartazes nos mastros. Quando se aproximaram ao local do protesto, foram interceptados por botes da Polícia Naval.

A apreensão de barcos dos pescadores artesanais gerou o protesto dos manifestantes que aguardavam em terra e esvaziou o movimento: ao perceberem a ação da Marinha, muitos pescadores desistiram da manifestação. Um pescador, Eliton Vitorino, que teve o barco levado para a sede da Capitania dos Portos, foi aplaudido quando foi deixado pelos policiais na costa. Os militares, por outro lado, foram vaiados.

O empreendimento bilionário da OSX, que seria construído em Biguaçu, vem gerando fortes protestos em Santa Catarina. O empreendimento teve a licença ambiental negada pelo ICMBio pelo fato de influenciar três unidades de preservação na região: a Reserva Marinha Biológica do Arvoredo, a Estação Ecológica de Carijós e a Área de Preservação Ambiental da ilha de Anhatomirim.

O projeto chegou a ser anunciado com alarde pelo próprio empresário e lideranças estaduais na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina. Localizado diante de uma das mais badaladas praias de Florianópolis, Jurerê Internacional, o empreendimento de Eike ganhou como opositores grande parcela dos moradores do bairro.

Entretanto, uma forte pressão feita por políticos locais acabou fazendo com que o processo fosse reavaliado no Ministério do Meio Ambiente. O parecer final sobre o caso deve ser divulgado na próxima semana.

(Terra, 06/11/2010)

“Barqueata” contra Estaleiro com poucos barcos

Parte das embarcações foi interceptada pela Marinha por apresentar irregularidades e manifestantes protestaram a pé

Um palanque improvisado, com tenda e caixas de som, algumas faixas contrárias à instalação do estaleiro OSX em Biguaçu, um grupo de cerca de 50 pessoas vestindo camisetas pretas e a adesão de meia dúzia de barcos pesqueiros.

Assim foi a manifestação promovida pelo Movimento em Defesa das Baías de Florianópolis, no sábado pela manhã, no trapiche da Beira-Mar Norte. Apesar de contar com o apoio de moradores dos bairros nobres do Norte da Ilha, a manifestação dos contrários à instalação do estaleiro em Biguaçu perdeu quorum para o sábado ensolarado de praia.

O presidente da Associação de Moradores de Jurerê Internacional (Ajin), Jaime Milnitsky, afirmou que vários moradores estavam presentes no evento, mas nenhum deles levou sua embarcação para a “barqueata”.

No mar, cinco ou seis barcos pesqueiros conseguiram atracar próximo ao trapiche. Segundo Silvia Soares, integrante de uma embarcação que foi notificada pela Marinha, outros barcos foram interceptados.

– Nosso barco foi notificado e vamos ter que voltar a pé para Biguaçu. Estávamos com um salva-vidas a menos. Nove barcos nem conseguiram chegar – lamentou.

Capitania diz que problema era na documentação

A Capitania dos Portos informou que o reboque não teve relação alguma com a manifestação. Segundo a Marinha, as embarcações notificadas ou rebocadas apresentavam irregularidade de documentação.

Os manifestantes se indignaram com os reboques e vaiaram o barco da Marinha. No palanque improvisado, falaram o advogado do Conselho Comunitário da Pontal de Jurerê, João Manoel do Nascimento; Lucio Dias da Silva Filho, do Movimento em Defesa das Baías de Florianópolis; e Joel Guimarães de Oliveira, engenheiro naval aposentado.

– Nosso movimento se caracteriza por argumentos técnicos. Se a licença ambiental for concedida, será cassada porque vamos entrar na Justiça – ameaçou Silva Filho.

O prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps, passou pelo trapiche para ver a mobilização e afirmou que respeita os protestos. Mas ressaltou que o empreendimento trará muitas oportunidades de trabalho.

– O projeto do estaleiro leva em conta as questões ambientais. Falta conhecimento aos que são contra – argumentou o prefeito.

Somente após conhecer a resposta do ICMBio e avançar no processo de licenciamento em SC, que caminha em paralelo ao do RJ, o grupo EBX, de Eike Batista, definirá onde será instalado o estaleiro OSX. Um grupo criado pelo ICMBio nacional analisa os estudos de impacto ambiental. O parecer deve sair até o dia 12.

(Por SIMONE KAFRUNI, DC, 08/11/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *