Câmara aprova criação do Fundo Municipal de Cultura
09/11/2010
Florianópolis cresce acima da média, segundo o Censo
09/11/2010

Abrasel completa 15 anos em Santa Catarina

Em novembro de 1995, surgia a seccional da Abrasel em Santa Catarina, com empresários que perceberam a necessidade de ter aqui no Estado uma entidade que representasse o setor

Nesses 15 anos, o cenário mudou muito. Santa Catarina foi descoberta como destino turístico e, esse crescente e exigente fluxo de visitantes, vem determinando a ampliação da capacidade e do patamar de qualidade da oferta gastronômica. As mudanças são percebidas tanto no hábito dos consumidores, na relação com os fornecedores, como no ambiente regulatório e na questão sanitária e tributária, onde houve uma grande transformação, com o governo intensificando a fiscalização e, por consequência, os bares e restaurantes aumentando a profissionalização do setor.

Sempre com a bandeira de tornar o segmento forte e reconhecido, contribuindo para o crescimento sustentável do Estado, a Abrasel foi construída com a missão de representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar em Santa Catarina, por meio de ações de valorização da gastronomia e de profissionalização das suas empresas.

Na medida em que se presencia um crescimento acentuado do setor, também se verifica maior atenção dos estabelecimentos para com a profissionalização e em como saber lidar com a insegurança jurídica e os problemas encontrados. “É aí que entra o papel da Abrasel, que nesses 15 anos tem se dedicado, exclusivamente, a defender os interesses do segmento e a profissionalizar a classe por meio de ações de qualificação”, alega Fábio de Paula Queiroz, presidente da entidade.

No histórico da Abrasel SC, muitas conquistas foram comemoradas. Em 2003, depois de muita luta e vários pedidos do segmento, a entidade negociou com o Governo para que reduzisse as alíquotas de ICMS do setor de bares e restaurantes em até mais de 50%. A Abrasel também foi responsável por diversas mobilizações referentes à legislação e fiscalização abusiva, acompanhou de perto a criação do projeto das Micro e Pequenas Empresas (MPE) e do Simples Nacional, e foi às ruas protestar contra medidas impostas pelo poder público aos estabelecimentos do setor, no dia 1º de abril de 2008. Após a mobilização, que teve grande repercussão na mídia, em menos de um mês a Câmara dos deputados aprovou o novo texto da MP nº415, que proibia a venda de bebida alcoólica em todas as rodovias federais. Pela nova definição, ficou permitida a comercialização em áreas urbanas.

A realidade do setor mudou muito nesses 15 anos, e a Abrasel, de fato, presenciou e atuou diretamente, sendo responsável por muitas melhorias. Essas conquistas caracterizam a união do setor, um dos objetivos da entidade quando criada em 1995.

Projetos fomentam o desenvolvimento da gastronomia

Nesses 15 anos, diversos projetos promovidos pela Abrasel SC merecem destaque, sempre realizados com o objetivo de promover o setor de alimentação fora do lar. Entre eles estão o Festival Brasil Sabor, o Festival Bar em Bar, o Caminhos do Sabor, a coordenação da área gastronômica da Fenaostra, a pesquisa de fluxo turístico na temporada, entre outros. Entre as realizações mais consagradas da entidade está o Guia Abrasel, que chega à sua 22ª edição neste ano. Ao todo, foram 1.100.000 exemplares publicados, com um investimento de R$ 2,9 milhões. O guia se tornou uma das principais publicações turísticas do Estado, trazendo a especialidade das casas, formas de pagamento e até informações sobre a infraestrutura dos estabelecimentos. O material criado pela Abrasel SC virou referência em todo o país e, atualmente, 23 estados produzem suas próprias publicações. A próxima edição será lançada no dia 30 de novembro, data da festa dos 15 anos da entidade, e será comemorativa ao aniversário.

“Ter uma ‘placa’ da Abrasel significa ter um selo de compromisso com a qualidade. Quem está na Abrasel são empresas comprometidas com o setor, com a cidade e com o cliente. E esse reconhecimento tanto dos associados quanto do nosso papel perante a sociedade é a grande conquista da Abrasel nesses 15 anos de trabalho”, afirma Fábio de Paula Queiroz.

Homenagem da Assembleia Legislativa

Por proposição do deputado Jorginho Mello, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina promove uma Sessão Especial em homenagem aos 15 anos da Abrasel SC. O evento será no dia 9 de novembro, às 19h, no Plenário Osni Régis.

(DeOlhoNailha, 08/11/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *