Muro de contenção na Praia da Armação está pronto
28/09/2010
Justiça Federal nega autorização para extrair mexilhões durante o defeso em Santa Catarina
28/09/2010

Turismo e biodiversidade

Artigo escrito por DOM MURILO S.R. KRIEGER, ARCEBISPO DE FLORIANÓPOLIS (DC, 28/09/2010)

Celebramos ontem, 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo. A palavra mundial não é exagero: segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), todos os números nos mostram o forte crescimento desse setor, que até 2020 deverá crescer 4,1% ao ano. Imaginem-se, então, os efeitos que tais viagens produzem não só na economia, mas também o que significam em termos de impactos ambientais por exemplo, pela geração de resíduos e pelas transformações que acontecem nas regiões visitadas.

Preocupada com essa situação, e levando em conta que a ONU declarou ser este o Ano Internacional da Diversidade Biológica, a OMT escolheu como tema deste ano turismo e biodiversidade. A biodiversidade, ou diversidade biológica, faz referência à grande riqueza de seres que vivem na Terra, assim como ao delicado equilíbrio de interdependência e interação que existe entre eles e com o meio físico que os acolhe. Nossa fé nos ensina que devemos nos sentir responsáveis pela Criação. Não se trata, apenas, de defender a terra, a água e o ar, como dons da Criação que pertencem a todos, mas, sobretudo, de proteger o homem de si mesmo.

A Igreja não tem soluções técnicas para esses problemas, mas chama a nossa atenção para a relação que existe entre o Criador, o ser humano e a Criação. Somos responsáveis pela preservação de um ambiente íntegro e sadio para todos. Quando cuidamos da Criação, constatamos que Deus, através dela, cuida de nós. Isso vale também no campo do turismo.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *