O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em Santa Catarina na próxima segunda-feira para anunciar investimentos de R$ 1,09 bilhão em rodovias. O anúncio foi feito ontem pelo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), João José dos Santos.
No Bairro da Quarta Linha, em Criciúma, Lula também divulga oficialmente o vencedor da nova licitação do lote 29 – o Consórcio Construcap/Modern/Ferreira Guedes, – o mais atrasado na duplicação do trecho Sul da BR-101. O presidente assina, ainda, os editais de licitação para o túnel do Morro do Formigão e da Travessia de Cabeçuda e do Canal de Laranjeiras – dois dos quatro entraves para a conclusão da duplicação.
Também na segunda-feira, serão entregues simbolicamente os lotes 24, 27, 28 e 30. A Via Expressa, na Grande Florianópolis, será beneficiada com a autorização para o início do estudo de quadriduplicação. O projeto do trecho de 5,6 quilômetros deve contar com mais duas pistas de cada lado.
(Por MELISSA BULEGON, DC, 11/09/2010)
Via Expressa
– Promessas: na próxima segunda-feira vai ser assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a contratação da empresa que irá fazer o projeto executivo de adequação de capacidade e o estudo de viabilidade da quadruplicação da BR-282, na Grande Florianópolis, a chamada Via Expressa. A estimativa é que os estudos sejam finalizados em setembro do ano que vem e as obras saiam do papel no começo de 2012.
– O projeto: mais quatro faixas – duas em cada direção – na Via Expressa, abrange o trecho entre a cabeceira das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos – que ligam a Ilha ao Continente, em Florianópolis – e o entroncamento com a BR-101. São 5,6 quilômetros de extensão que poderão contar com viadutos, corredores expressos e ciclovias. O custo do estudo está orçado em R$ 6 milhões. Paralelamente, será feita a análise da duplicação até a região de Lages, e da viabilidade e necessidade da construção de duas obras: uma terceira ponte para o acesso à Ilha e, também, de um contorno em Santo Amaro da Imperatriz.
– Situação atual: a Via Expressa está entre as 15 rodovias mais violentas do país em número de acidentes. Além disso, a via registra quilômetros de congestionamento todos os dias por ser o principal acesso da Capital catarinense. Segundo o Dnit, o trecho entre as pontes de Florianópolis e a BR-101 registra o movimento de 120 mil carros por dia.
(DC, 11/09/2010)
Números
1,09 bilhão de reais é o valor anunciado pelo Dnit para as novas obras da BR- 101 e Via Expressa.
30 dias é o tempo estimado pelo Dnit para o início das obras do lote 29, o mais atrasado da BR-101 Sul
605 milhões de reais é o que vai custar a Ponte de Laguna, que terá processo de licitação lançado segunda-feira pelo presidente Lula
57 milhões de reais é o custo do túnel do Morro do Formigão, em Tubarão, cuja estimativa do Dnit é de dois anos para ficar pronto a partir do início das obras.
6,04 milhões é quanto vai custar a ala de queimados do Hospital Universitário.
1,25 bilhão de reais é o custo total das obras na BR-280, incluindo o Canal do Linguado, no Norte do Estado.