Crédito para a Casan
08/09/2010
Feriado com gosto de temporada
08/09/2010

O teste do feriadão

Editorial do Diário Catarinense (08/09/2010)

A ocupação da rede hoteleira de Florianópolis durante o feriado da Semana da Pátria chegou a 68,5%, um aumento de 36,5% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado, superando as expectativas mais otimistas do setor. O clima propício, com temperaturas amenas e sol, colaborou, como ajudou, também, a realização de mais uma edição da Parada da Diversidade, evento de inegável força atrativa, que já está incorporado ao calendário turístico da Capital. O movimento de visitantes também foi expressivo nos balneários ao longo de todo o litoral catarinense.

O feriadão da Independência valeu como um teste em relação à próxima temporada de verão, cujos preparativos devem começar desde já. As principais reclamações dos visitantes da semana se referiram – como sempre – à sujeira das praias, à precariedade, quando não ausência, do saneamento básico, à sinalização deficiente nas estradas e vias urbanas, às agruras e perigos do trânsito em estradas sem conservação e serviços. Nada que já não saibamos.

Para seguir surfando nas boas ondas do turismo e melhorar seu desempenho no setor, o Estado deve seguir as recomendações da Organização Mundial do Turismo (OMT), segundo as quais a atividade não pode ser dissociada do restante da economia. Ou seja, o turismo não terá qualidade nem proporcionará retorno financeiro compensador se as cidades não dispuserem de infraestrutura capaz de bem atender aos moradores e aos visitantes, se a preservação ambiental não for exercitada para valer e se os turistas não se sentirem recompensados pelos serviços recebidos e pelas experiências vividas. Portanto, está na hora de começar a preparar o “solo” para que se possa colher uma boa “safra” no verão que se anuncia.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *