Prefeitura ergue muro para conter mar em Florianópolis
09/08/2010
Patrimônio histórico
09/08/2010

Recicle antes de usar

Supermercado inova ao arrecadar as embalagens na saída dos produtos

A falta de um serviço de coleta seletiva em Joaçaba, no Meio-Oeste, motivou um supermercado da cidade a investir em uma iniciativa pioneira na região: a reciclagem pré-consumo. Todos os funcionários do Colmeia Supermercado foram treinados para oferecer sugestões conscientes aos clientes.

A ideia é fazer com que todos depositem as embalagens em uma caixa antes mesmo de ir para casa. Iniciativa que está dando certo. Pouco mais de uma semana depois de entrar em funcionamento, o serviço já contabiliza uma média diária de 500 embalagens arrecadadas, entre papel e plástico. Número que poderia trazer lucro ao supermercado. Isso se a intenção não fosse apenas contribuir com o meio ambiente.

De acordo com o proprietário do supermercado, Luiz Sérgio Belló, cartazes foram espalhados por todos os caixas e os funcionários estão aptos a sugerir a retirada das embalagens. Caso os clientes concordem, o empacotador retira os papéis e plásticos que envolvem determinados produtos e deposita na caixa de reciclagem.

– É o primeiro passo rumo à substituição das sacolas plásticas por retornáveis. Queremos incentivar o consumo consciente e fazer com que os consumidores comecem a pensar no meio ambiente antes mesmo de ir para casa – explica.

Segundo Belló, ainda não são todos os produtos que saem do supermercado sem embalagens. Mas, na compra de uma pasta de dente, por exemplo, o cliente pode levar para casa só o tubo. A caixa de papelão é encaminhada à reciclagem sem percorrer um caminho muito distante.

Isso porque o supermercado se encarrega de repassar, todos os dias, as embalagens arrecadadas a uma empresa terceirizada de reciclagem. E Belló garante que a ação não visa a qualquer tipo de lucro, senão a preservação da natureza.

Por ser uma iniciativa pioneira, o projeto está sendo bem aceito pelos clientes do supermercado. A doceira Ione de Almeida garante que vai prestar mais atenção nas embalagens que podem ser descartadas.

– Aprovo a iniciativa porque não existe nada parecido na região e permite reciclar ainda no supermercado.

(Por DAISY TROMBETTA, DC, 09/08/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *