Interferência política não pode ser maior do que a técnica, defende integrante de ONG
01/07/2010
Normas ao litoral
01/07/2010

OSX: Gregolin com a ministra

Da coluna Informe Econômico, por Estela Benetti (DC, 01/07/2010)

O ministro da Pesca, Altemir Gregolin, agendou reunião com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, na próxima quarta-feira, 7 de junho, às 10h, para discutir a questão do estaleiro da OSX. O objetivo é colocar o pleito catarinense que visa a alternativas para o licenciamento ambiental do empreendimento diante de restrições por parte do ICMBio para sua instalação em Biguaçu. O ministro passou a atuar diretamente nas negociações a partir de sugestão de lideranças da região de Biguaçu, especialmente do prefeito José Castelo Deschamps.

Luta pelo estaleiro

Apesar da apresentação a investidores do projeto para o estaleiro no Rio de Janeiro, feita ontem pelo bilionário Eike Batista e sua equipe da OSX, lideranças do Estado ainda têm esperança de que o empreendimento pode ficar no Estado caso a licença ambiental saia logo e se mobilizam para viabilizá-la. O secretário de Planejamento, Vinícius Lummertz, diz que é preciso apresentar mais alternativas para a proteção do meio ambiente ao ICMBio e, para isso, a Fundação Certi também está colaborando.

No governo

O ministro da Pesca, Altemir Gregolin, também está mobilizando lideranças do PT, entre as quais a senadora Ideli Salvatti, na defesa do projeto ao Estado. A senadora sempre foi uma forte interlocutora do setor produtivo de Santa Catarina junto ao governo federal e a expectativa é de que ela colabore também nesse projeto de R$ 3 bilhões.

Donini

O industrial Vicente Donini, um dos candidatos à presidência da Fiesc, encaminhou correspondência à entidade sugerindo que ela se mobilize em defesa da permanência do estaleiro da OSX no Estado.

Segundo ele, a entidade representativa da indústria catarinense deve fazer todos os esforços cabíveis no sentido de obter a viabilização das condições para que o investimento seja feito em Santa Catarina.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Ruuy A. Wolff disse:

    Dizem que toda unanimidade é burra… esta obra vai acabar com as poucas áreas livres de poluição no nosso litoral. Construam o porto e Imbituba ou São Francisco. Estas áreas já abrigam portos. Um empreendimento deste porte pode provocar mais impacto do que o de um porto.
    Eng. Agrônomo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *