Road Show realiza série de eventos sobre sustentabilidade e soluções para obras esportivas
30/07/2010
Convention Bureau promove Rodada de Negócios
30/07/2010

Inscrições abertas para seminário de planejamento do verão

Encontram-se abertas as inscrições para o Seminário de Planejamento - Operação Floripa Verão 2011, a ser realizado nos dias dois e três de agosto, no Centrosul, em Florianópolis. O encontro visa propor o alinhamento de ações e articulação entre os órgãos públicos, entidades empresariais e comunitárias, empresas e organizações do terceiro setor, visando à preparação da próxima temporada de verão. As inscrições podem ser feitas através do site da Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis (SETUR), organizadora do evento, diretamente neste formulário ou no dia do evento, no setor de credenciamento. Leia mais.

Encontram-se abertas as inscrições para o Seminário de Planejamento – Operação Floripa Verão 2011, a ser realizado nos dias dois e três de agosto, no Centrosul, em Florianópolis.

O encontro visa propor o alinhamento de ações e articulação entre os órgãos públicos, entidades empresariais e comunitárias, empresas e organizações do terceiro setor, visando à preparação da próxima temporada de verão. As inscrições podem ser feitas através do site da Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis (SETUR), organizadora do evento, diretamente neste formulário ou no dia do evento, no setor de credenciamento.

O seminário tem como objetivo propor o alinhamento de ações e articulação entre os diversos órgãos públicos municipais, estaduais e federais, bem como as entidades empresariais e comunitárias, empresas e organizações do terceiro setor, a fim de proporcionar a satisfação do turista e comunidade local na temporada de verão.

Estima-se que cerca de 200 pessoas participem do evento. O Seminário é voltado para todos os segmentos do setor turístico, bem como estudantes e professores.

A Comissão Organizadora do Seminário, presidida pelo Secretário Executivo de Turismo, Homero Gomes, agrupou os diversos temas propostos para o evento, que tenham relação com a temporada de verão, em quatro eixos temáticos, sendo que cada um tem ações específicas e metas. São eles: Infraestrutura, Serviços e Equipamentos Turísticos, Cultura e Lazer e Sustentabilidade.

O eixo temático que abrange a Infraestrutura tem como meta identificar as atividades previstas pelos diversos órgãos envolvidos no setor, bem como os prazos de execução e os impactos decorrentes das ações ou da falta delas. Ação do painel é discutir o fornecimento de água, de energia elétrica, a iluminação pública e as obras previstas ou em andamento no sistema viário.

A meta do eixo temário Serviços e Equipamentos Turísticos é identificar as deficiências e ações previstas a este assunto, e articular parcerias visando a resolução das deficiências. Como ações do eixo temos:
             – discutir as linhas e horários do transportes público, serviços de táxi, locação de equipamentos náuticos e passeios de escuna, estacionamento para ônibus de turismo e vans, veículos nas praias e desembarque no aeroporto;
            – avaliar a questão dos chuveiros e banheiros públicos, comércio ambulante e fiscalização dos serviços nas praias;
            – abordar os serviços em hotéis, restaurantes, bares e similares;
            – abordar o policiamento nos balneários e no Centro Histórico, o atendimento ao turista, os postos de salva-vidas e o monitoramento de atividades náuticas;
            – debater os serviços no Terminal Rita Maria, no aeroporto e nos postos de informações turísticas;
            – discutir as condições para uso dos atracadouros e os serviços náuticos (escunas e transporte na Lagoa da Conceição).

O eixo temático Cultura e Lazer tem como meta identificar as ações previstas, organizar o calendário de eventos e serviços culturais e avaliar os impactos (mobilidade, capacidade de carga, ambientais). Como ação principal do eixo: abordar a oferta de atividades culturais, os eventos e o uso dos espaços públicos para eventos e lazer.
        
No eixo Sustentabilidade, a meta é socializar boas práticas e proporcionar a internalização de práticas com base em indicadores de sustentabilidade, e como ações principais do eixo:
            – discutir a balneabilidade, o uso de unidades de conservação para turismo;
            – abordar a limpeza pública, a coleta de lixo nos balneários e no centro histórico, os mirantes e praças públicas.

SETUR divulgará resultado de cada painel do evento em tempo real

Colegas de imprensa e população em geral poderão acompanhar os painéis do Seminário de Planejamento – Operação Floripa Verão 2011 pela internet. No final de cada painel, a Assessoria de Comunicação divulgará no site da SETUR (www.pmf.sc.gov.br/turismo) as ações propostas e demais assuntos pertinentes a cada tema, bem como fotos do evento.

Seminário terá documento com as ações propostas para uma temporada de sucesso

No final do Seminário, no dia 03 de agosto, às 17:50, na Sala Joaquina, no Centrosul, será feita a leitura do Documento da Operação Floripa Verão 2011, destacando todas as ações apresentadas nos painéis do evento, bem como os órgãos responsáveis por elas, para que a população tenha conhecimento do que está sendo planejado para que a temporada de verão em Florianópolis seja um sucesso.
 
(Com informações da PMF).

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *