Convention Bureau promove Rodada de Negócios
30/07/2010
Mercado e Largo da Alfândega na mira
30/07/2010

A alternativa do emissário

Artigo escrito por Cláudio Ramos Floriani, Superintendente de Meio Ambiente e Recursos hídricos da Casan (DC, 30/07/2010)

O presidente da Casan, Walmor Paulo de Luca, publicou, recentemente, neste espaço, um texto falando sobre emissários submarinos. A motivação teria sido uma panfletagem feita na Praia Mole em que os signatários, representando uma ONG, além de usarem indevidamente o logotipo da empresa, mostravam desconhecimento sobre o assunto. Agora, alguém que se diz ecologista, afirma (veja o artigo) que as ideias apresentadas no artigo eram sofismas. Na condição de técnico posso assegurar que o que foi dito está respaldado em literatura especializada facilmente consultável em nossa biblioteca e à disposição dos interessados.

O sofisma é um raciocínio que beira a ambiguidade, próprio de quem prefere confundir a esclarecer, o que não é o nosso caso porque buscamos popularizar um conhecimento e uma prática que já são de domínio universal há mais de 100 anos e bem assimilada pelos países desenvolvidos, que é o uso de emissários submarinos como alternativas para o destino do esgotamento sanitário. A instalação de um emissário exige um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e um Relatório de Impacto do Meio Ambiente (Rima).

Os emissários são instalados em áreas onde as condições hidrodinâmicas consideradas adequadas são a forma mais correta, eficaz e segura de dispor esgotos sanitários tratados, particularmente em regiões litorâneas que possuem no turismo e maricultura atividades econômicas de grande interesse social, como é o caso de Florianópolis. Não se trata só da balneabilidade, mas da sustentabilidade econômica dessas regiões, e também da proteção das águas das baías Norte e Sul.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Jumae disse:

    CONHEÇO DOIS EMISSÁRIOS NO GUARUJÁ E OS DOIS TRANSFORMARAM AS PRAIAS(TOMBO E ASTÚRIAS) EM ESGOTOS A CÉU ABERTO. QUEM DISSER O CONTRÁRIO ESTARÁ MENTINDO, FIQUEM DE OLHO NELES!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *