Prefeito confirma licitação para Mercado Público
20/06/2010
Sócia da OSX prevê atraso de 3 meses para implantação do Estaleiro
20/06/2010

Universidade Setorial promete suprir falta de mão de obra no setor tecnológico de SC

Iniciativa da ACATE foi lançada durante solenidade de posse da associação na última segunda-feira

Com o objetivo de suprir a falta de mão de obra qualificada nas empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação em Santa Catarina, a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) apresentou, durante a solenidade de posse da nova diretoria da instituição, um projeto para a criação de uma Universidade Setorial, a UNISET-ACATE.

A iniciativa consiste na estruturação de um conjunto de ações que visem a atualização contínua da demanda por profissionais e o perfil do profissional demandado pelas empresas. A medida visa, ainda, estabelecer parcerias mediante convênios com instituições de ensino de Santa Catarina, formulando uma política de quantidade de vagas disponíveis, o prazo de duração dos cursos, agenda de cursos durante o ano e suas grades curriculares.

Sobram vagas no setor

Estima-se que, anualmente, de 30 a 40 novas empresas de base tecnológica são criadas ou instalam-se na cidade. Diante do crescimento do setor e a velocidade de obsolescência das mais variadas tecnologias hoje existentes, faz-se necessária a existência de uma ampla, variada e bem qualificada oferta de recursos humanos na região, como meio de possibilitar a contínua evolução do ambiente tecnológico do setor.

Nesse sentido, aproximando o ambiente acadêmico ao mercado almeja-se garantir maior oferta de mão de obra, suprindo a demanda existente e garantindo o crescimento da economia na área de tecnologia catarinense e nacional. De acordo com estudo realizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, existiam 17 mil postos de trabalho não preenchidos na indústria nacional de software no ano de 2005, contra 100 mil vagas hoje disponíveis e 200 mil previstas para 2012. A criação da Universidade Setorial viria, portanto, suprir parte da falta de mão de obra hoje existente.

“Não estamos criando uma universidade, estamos criando um processo para aproximar o setor, as empresas, as instituições de ensino que formam profisssionais e o governo. Estamos fazendo um mapeamento do perfil do profissional que as empresas demandam”, afirmou o vice-presidente da ACATE, Moacir Marafon.

Ações a serem desenvolvidas

Com a criação dessas medidas que irão integrar a UNISET-ACATE, uma série de ações serão desenvolvidas junto ao ambiente acadêmico focado na área de tecnologia, como incentivo em pesquisas sobre inovação e tecnologia entre empresas e profissionais do setor, o desenvolvimento de projetos, atividades e programas de cooperação técnica com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais sobre matéria de interesse do setor de TIC catarinense. Também serão promovidos congressos, seminários, cursos e eventos voltados para a atualização e o aperfeiçoamento dos profissionais do setor, entre outras medidas.

(Por Samira Moratti, Dialetto Comunicação, 16/06/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *