Florianópolis será enredo de escola de Samba do Rio de Janeiro
29/06/2010
Comunidade da Praia da Daniela faz plebiscito sobre estaleiro
29/06/2010

Artigo escrito por Alcantaro Corrêa, Presidente do Sistema Fiesc (DC, 29/06/2010)

A chegada a Santa Catarina do estaleiro da OSX, um investimento de R$ 3 bilhões ,com geração de mais de 4 mil postos de trabalho, é uma oportunidade singular para nosso Estado. Não bastassem números como esses, o projeto representa a possibilidade de impulsionar e consolidar cadeias produtivas instaladas e tradicionais de SC, como a metalmecânica e a da construção naval. O projeto assegura uma participação relevante de Santa Catarina na cadeia da exploração de petróleo e gás, um dos segmentos com maior potencial de crescimento no país ao longo dos próximos anos.

A transferência de tecnologia é um dos grandes ganhos que nosso Estado terá, já que a proposta da empresa é trazer “o estado da arte” no setor, com a construção do mais moderno estaleiro das Américas. A vinda da OSX é um importante capítulo no desenvolvimento de Santa Catarina, e terá forte efeito multiplicador em nossa indústria. O trabalho Desenvolvimento SC: uma visão da Indústria, elaborado pela Fiesc a partir de ampla consulta ao setor empresarial, aponta a necessidade de assegurar um ambiente que permita maior dinâmica à indústria para que ela possa contribuir mais para o desenvolvimento catarinense. O projeto do estaleiro da OSX vai justamente nessa linha. Vai gerar, portanto, a melhoria das condições socioeconômicas do Estado, beneficiando não só os catarinenses que estão no entorno do empreendimento, mas todos aqueles que estão envolvidos em sua cadeia produtiva.

São motivos de sobra para comemorar a iniciativa, que entra, agora, em uma etapa importante, com a realização das audiências públicas que fazem parte do processo de licenciamento ambiental. Temos certeza de que a empresa voltará a deixar claro que estamos falando de um projeto alinhado com o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina. E quem compreende a importância disso, certamente, apoia o projeto.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *