Florianópolis sedia evento sobre mídias sociais
17/06/2010
Sai licença para resort de luxo
17/06/2010

Oficina do Fita Floripa trabalha com conceito de lixo zero

Um percurso por cinco estações, desde a Estação de Coleta de Material, até à Estação da Luz, é a viagem proposta por Juliana Freitas, Danielle Coelho e Pedro Pitta na oficina de Montagem de bonecos com material reciclável, que será realizada no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, durante o 4º Festival Internacional de Teatro de Animação, o Fita Floripa, que ocorre de 20 a 27 de junho em Florianópolis, Criciúma e Joinville.

Ao final da oficina, na última estação, os bonecos ganham vida com os participantes realizando uma pequena montagem teatral com os personagens criados durante o curso. Parte dos bonecos vão estar em exposição permanente durante o Fita Floripa. Indicadas para interessados com idade a partir dos 6 anos, as oficinas são dirigidas para estudantes e abertas ao público. Os ministrantes são da Companhia Articulação Cultural Produções Teatrais, de Florianópolis.

Além da inscrição, os integrantes da oficina deverão levar de casa objetos para montagem dos bonecos, como garrafas pet, rolha, caixa de leite, copos plásticos, cilindros de papel usados para enrolar papel higiênico e papel toalha, caixa de ovo, de margarina e canudinhos, incluindo retalhos de tecido e pedaços de fitas. Todo material deve estar limpo. Garrafas devem estar lavadas. O uso de vidro e de latas de alumínio não é permitido porque pode causar acidente.

O objetivo é desenvolver a criatividade entre os participantes e também estimular uma reflexão sobre o processo de reciclagem. A empresa Novociclo, que trabalha com conceito de “lixo zero”, vai instalar coletores de material e é parceira do festival. A intenção é eliminar o descarte, pois tudo pode ser utilizado em novos ciclos de produção. No caso da oficina do Fita Floripa, com reaproveitamento do material para estímulo às narrativas teatrais.

Oficinas abertas ao público (6 turmas de 30 pessoas cada)
Dias 22, 24 e 26 de junho, das 9h às 11h30 e das 14 às 17h. Inscrições pelo e-mail oficinas@fitafloripa.com.br com o título da oficina no assunto do e-mail, informando o nome completo do interessado e o horário desejado.

Oficina para escolas públicas e privadas (6 turmas de 30 pessoas cada)
Dias 21, 23 e 25 de junho, das 9h às 10h e das 14h às 15h. Para agendamento de escolas, escreva para o e-mail escolas@fitafloripa.com.br com o título da oficina no assunto do e-mail, informando o nome da escola e o horário desejado, ou ligue para (48) 3721-7848.

Mais informações pelos telefones (48) 3721-7848, 9146-0251.

(Por Fifo Lima, Assessoria de Imprensa Fita / Agecom-UFSC, 16/06/2010)

Fita Floripa movimenta a cidade a partir deste domingo

De 20 a 27 de junho, grupos teatrais e artistas de sete países da Europa e América Latina vão integrar a agenda do evento, que tem a Fundação Franklin Cascaes entre os patrocinadores.

Florianópolis transforma-se no palco principal do 4º Fita Floripa – Festival Internacional de Teatro de Animação, a partir deste domingo (20/06), com participação de 15 grupos da Bélgica, Espanha, França, Alemanha, Peru, Chile e de vários estados brasileiros. Com artistas de referência na América Latina e Europa, a programação contempla mais de 40 apresentações teatrais para crianças e adultos, além de oficinas e exposições. O Fita Floripa acontece até dia 27 de junho, em diversos espaços culturais nas cidades de Florianópolis, Criciúma e Joinville.

O evento conta com patrocínio das universidades federal e estadual de Santa Catarina (UFSC e Udesc); do governo federal, através da Lei Rouanet; do governo estadual, por meio do Funcultural; além da Prefeitura da Capital e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), via Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Também são apoiadores do festival a Tractebel Energia S.A, Banco do Brasil, Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, SESC, e Fundação Cultural de Criciúma.

Destaques

Um dos destaques internacionais desta edição é a Cia Pelmànec, da Espanha, especializada em teatro de bonecos, com a peça ‘Don Juan, Memória Amarga de Mi’. No espetáculo, ao contrário da maioria das versões do mítico galanteador, este Don Juan tem idade avançada. Ao final da vida, enfermo e sob os cuidados de um frade, o personagem revisita suas memórias.

Representando o Chile, a companhia Teatro Viaje Inmóvel traz o espetáculo ‘El Último Heredero’, que fala de casamentos arranjados, guerras e vinganças. A história transcorre na época colonial e é protagonizada por uma família que vive numa fazenda e esconde um segredo que vai despertar no meio de uma guerra civil.

Entre os grupos tetrais do Brasil está o paulistano Cia Truks Teatro de Bonecos, com ‘Cidade Azul’. O enredo fala de como nasce, cresce e se fortalece uma comovente amizade entre duas crianças de realidades diferentes: um menino de rua e uma menina de classe média perdida pelas ruas.

Criado em 2007, o Fita Floripa surgiu com o objetivo de ampliar o acesso a espetáculos de teatro de boneco e animação no país, divulgando suas diferentes linguagens para o público. A idealizadora é a professora de artes cênicas Sassá Moretti, que percebia a necessidade de um grande festival também para que os alunos vissem de perto as inúmeras técnicas de manipulação e o trabalho minucioso de reconhecidos grupos de teatro.

Oficinas, debates e exposições

O 4º Fita Floripa ocupa praticamente todos os espaços culturais de Florianópolis: Centro de Cultura e Eventos, Igrejinha, Concha Acústica e Teatro da UFSC, Udesc, Teatro da Ubro, Teatro Álvaro de Carvalho e Centro de Criatividade em Arte. Também sediam espetáculos os Jardins do Palácio Cruz e Sousa, Largo da Alfândega, Hospital Infantil e Casa de Repouso Irmãos Joaquim, além de levar apresentações às cidades de Criciúma e Joinville.

Durante o festival está programada a Mesa de Conversa, com o tema ‘A Dramaturgia do Objeto’, com a participação de atores, diretores, professores e críticos. O debate visa discutir o corpo como objeto na peça ‘Women´s’, do Grupo (E)xperiência Subterrânea, e o boneco como personagem autônomo na montagem A Galinha Degolada, da Companhia de Teatro Persona.

Para a edição de 2010 estão programadas três oficinas gratuitas de 20 horas cada uma: Dramaturgia criativa para títeres e objetos com Maurício Kartun (Argentina); Teatro de Sombras com Alexandre Fávero da Cia. Teatro Lumbra de Animação (Rio Grande do Sul); e Introdução ao Teatro de Animação com o Grupo Sobrevento (São Paulo). Uma oficina permanente sobre construção de bonecos com materiais recicláveis, também gratuita, será oferecida a estudantes das séries iniciais do ensino fundamental.

Outra atividade do Festival é a exposição de bonecos, com o objetivo de exibir as variantes da linguagem do teatro de animação e aproximar o público de conteúdos e materiais específicos do gênero.

Serviço:

O Quê: 4º Fita Floripa – Festival Internacional de Teatro de Animação

Quando: De 20 a 27 de junho

Onde: UFSC, Udesc, Teatro SESC, Teatro da Ubro, Teatro Álvaro de Carvalho, Centro de Criatividade em Arte, Jardins do Palácio Cruz e Sousa, Largo da Alfândega, Hospital Infantil e Casa de Repouso Irmãos Joaquim.

Informações: www.fitafloripa.com.br

(Por Fifo Lima, Assessoria de Imprensa do Fita Floripa / PMF, 16/06/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *