Sofrer nas pontes
10/05/2010
Seminário Inter-universitário: “O Plano Diretor de Florianópolis: Quem Ganha? Quem Perde?”
10/05/2010

FloripAmanhã enaltece trabalho de Anita Pires na FCC

Parceira da Associação FloripAmanhã em projetos como o Fórum Imagem e Criatividade da Cidade e o Fórum de Revitalização do Centro Histórico, a Fundação Catarinense de Cultura está passando por uma transição em seu comando. A presidente Anita Pires pediu exoneração do cargo. Neste momento, a FloripAmanhã ressalta o trabalho desenvolvido por Anita, ex-presidente da Associação e uma das mais atuantes colaboradoras da FloripAmanhã e da cidade.

Pires fica no cargo até o próximo dia 18, com toda equipe da FCC, a fim de garantir que todos os projetos e trâmites estejam funcionando perfeitamente para que o novo presidente tenha condições de executar o bom trabalho que a cultura catarinense precisa e merece.

Pires é uma mulher de fibra conhecida por sua militância pela cidadania, cuja trajetória começou no combate à ditadura ainda na década de 60. Na FloripAmanhã ela propôs a criação, junto com o professor César Floriano, do Fórum Imagem e Criatividade da Cidade, um dos projetos de sucesso da FloripAmanhã, além de participar efetivamente em outros projetos em prol da cidade, como o Floripa 2030, do qual foi uma das articuladoras, seja no grupo gestor, entre os técnicos que trabalharam nas oficinas ou no elo com o poder público.

Acima de cargos, a Professora, como a maioria das pessoas a chama, é uma entusiasta pela cultura como meio de promover o desenvolvimento – seja humano, social ou econômico – com exercício dos direitos culturais para todas as pessoas.

“É necessário que a sociedade e o poder público dê a atenção que a cultura merece, pois este setor responde por 7% do PIB nacional, segundo dados do Ministério da Cultura, á frente, inclusive, de setores fortes da economia, como a indústria automobilística. E também responde por 17% entre os produtos turísticos do estado de Santa Catarina”, diz Anita.

“O Brasil precisa acordar para esta realidade e aqui em SC não é diferente, pois a cultura constrói a cidadania e a democracia e também promove riqueza e bem-estar”, completa a ex-presidente da FloripAmanhã. .

Principais ações na FCC:

. Planejamento estratégico dentro da própria FCC (e a capacitação continuada);

. Cartilha que está sendo feita para os novos funcionários que entrarão em 2011 via concurso público;

. Reforma do CIC;

. Sistema integrados das bibliotecas do estado e revista que conta os 30 anos da FCC, publicada em 2009;

. Mobilização dos sistemas municipais de cultura;

. Criação Fórum Catarinense de Cultura;

. Cinco macro projetos de um total de 15 milhóes para a cultura catarinense.

. Colocar Santa Catarina como estado-piloto no Sistema Nacional de Cultura;

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *