Demolição em grande área do Rio Tavares continuará na quinta-feira
13/04/2010
Área Verde localizada em Jurerê Internacional é adotada
13/04/2010

Audiência pública ressalta importância da Cultura

Mobilização foi a palavra de ordem da Audiência Pública realizada na segunda-feira (12/04) no Auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte para apresentação do texto do substitutivo elaborado com base no documento de estruturação e institucionalização do Sistema Nacional de Cultura(SNC), apresentado pelo Ministério da Cultura e aprovado pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). A FloripAmanhã é parceira da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), uma das organizadoras do evento. Leia mais.

Mobilização foi a palavra de ordem da Audiência Pública realizada na segunda-feira(12) no Auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte para apresentação do texto do substitutivo elaborado com base no documento de estruturação e institucionalização do Sistema Nacional de Cultura(SNC), apresentado pelo Ministério da Cultura e aprovado pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC).

A FloripAmanhã é parceira da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), uma das organizadoras do evento.

Participaram do encontro cerca de 200 pessoas, entre profissionais da área, representantes de classe e de municípios catarinenses, além de autoridades, representados na mesa pela presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) Anita Pires, o Secretário de Turismo, Cultura e Esporte Gilberto Saavedra, os deputados estaduais Edson Andrino e Pedro Uczai(presidente do Fórum Parlamentar Catarinense da Cultura), deputado federal por Santa Catarina Cláudio Vignatti, Christiane Ramirez(presidente do Fórum de Cultura de Florianópolis), Ricardo Camargo Vieira(vereador de Florianópolis) e, representando o Governo Federal, Roberto Peixe(coordenador do SNC do Ministério da Cultura), Paulo Brum(coordenador parlamentar MinC) e a senadora Ideli Salvatti.

A pauta do encontro foi a aprovação da emenda para a PEC 416/2005, que institui o sistema que consiste na regularização do setor cultural em todo o Brasil de forma democrática através do diálogo entre sociedade e poder público, cujo objetivo é promover o desenvolvimento – seja humano, social ou econômico – com exercício dos direitos culturais para todas pessoas.

Esta é mais uma das audiências que o Ministério da Cultura está promovendo nas capitais e, para fortalecer esta emenda constitucional que propõe avançar com a institucionalização da cultura, Brum salientou que a cultura corresponde por 7% do PIB(Produto Interno Bruto) do Brasil, à frente, inclusive, de setores fortes da economia, como a indústria automobilística.

O objetivo é fazer com que a emenda seja votada ainda em 2010, pois, segundo o deputado Pedro Uczai, 2011 será o primeiro ano da nova legislatura nacional e não é comum a câmara votar emendas desta natureza no primeiro ano de governo.

“É necessário que façamos, o setor cultural e a sociedade, mobilização para que os deputados votem ainda este ano”, salienta Anita Pires, que completa ao salientar que a contribuição em Santa Catarina inicia nas regiões, onde os representantes culturais dos municípios devem pressionar o deputado federal da região. Por outro lado, Andrino não acredita que a PEC será votada este ano. “Ano eleitoral tudo fica parado, mas é necessário que o sistema aponte soluções para a burocracia que impera na área”, dispara o parlamentar catarinense. Chris Ramirez, do fórum da capital catarinense, concorda com a afirmação de Andrino, bem como produtores culturais presentes.

Este é mais um dos motivos para que a PEC seja aprovada. Estas audiências são fundamentais para o processo, pois discussões ricas com esta aperfeiçoam o sistema, que regulariza a cultura através do financiamento público. “Do mesmo jeito que o Sistema Único de Saúde (SUS) está inserido na Constituição Federal, precisamos introduzir também o Sistema Nacional de Cultura com a aprovação desta proposta de emenda constitucional. Nós avançamos muito, mas se não conseguirmos consolidar do ponto de vista legal, os riscos de retrocesso são enormes”, diz João Roberto Peixe, coordenador do SNC do Ministério da Cultura.

O processo do SNC – as audiências, a aprovação da APEC e, principalmente, a implantação – demonstra o “quanto a cultura vale”, conforme assinalou a senadora Ideli Salvatti. “A cultura é meio de inclusão social e precisamos ter noção disso”, diz.

Anita salienta que o objetivo é fazer de Santa Catarina o primeiro estado a aderir ao sistema.

Realização: Fundação Catarinense de Cultura/Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte – Frente Parlamentar de Apoio à Cultura – Comissão de Educação Cultura e Esporte da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e Fórum Cultural de Florianópolis

Participação: Comissão Especial da Proposta de Emenda à Constituição do Sistema Nacional de Cultura da Câmara dos Deputados.

Apoio: Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Pontão de Cultura Digital Ganesha e Ministério da Cultura.

(FCC, 12/04/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Espero que as partes Históricas, Culturais e Folclóricas permaneçam do geito Natural, e para que tenhamos como por exemplo, a pesca de redes de embarcações a remo, que por sua vez, as embarcações motorizadas são destrutivas, águas de pluviais ligadas com esgotos, contaminaram os Rio e Mares, que é simples de cuidarmos com Estudantes de Escolas Municipais, Estaduais e Municipais, fiscalização de emissários com a FÁTIMA, CONAMA e IBAMA – ICMbio, com respeito à Natureza, não causando um problema direto ao comportamento de vivência comunitária, ser sustentável, para não haver a degradação do Meio Ambiente, do Habitat de cada Ser Humano; como exemplo da Natureza hà reprodução das Taínhas, tem que ser proibida às pesca por embarcações motorizadas desde 15 de abril até 29 de junho, pois a mesma sai dos Rios vão para o mar para desovar, às fêmeas na frente e os machos atrás, elas emitem os ovos e os machos inflam as escamas e fazem a reprodução no Mar, saem dos rios, inclusive do Rio do Patos – RGS, tangenciam todo nosso Litoral até a Bahia, depois voltam, onde chamamos de tainha facão, hoje na realidade já não deixamos a reprodução da Natureza, que é um crime, exportação da Ova, e acabando com a Natureza, Cultura, História e parte Folclóricas.Desta forma peço-vos que tenhamos sempre cuidados exemplares ao Meio Ambiente Social,Cultural,Educativo e Dinâmico com amor e carinho, para Futuras Gerações.

  2. É um comentário e agilidade que temos de executar imediatemente ao Plano Diretor, pois é ao Meio Ambiente a qualidade das águas no Nosso Ecossistema e a reprodução Natural dos peixes, para que não acabem de alimento para novas Gerações.
    Não somente está visão, mas a de renda de biurro, redes de pesca, tarrafa de pesca estão também sendo esquecidas que temos que cuidar, e isto são exemplares da Cultura, Folclore, Educação e respeito ao Meio Ambiente.

  3. Espero que seja aprovado para cuidarmos sempre e exclusivamente a Educação Cultural e Ambiental do Planeta, do País,do Estado e Município em Prol a Natureza e ao Ser Humano.

  4. Bom com todo o escrito do ocorrido pelas análises em pauta pelos Deputados e com Audiência Pública que é fundamental para Organização e Produtividade da parte Cultural, Turística e Educacional e inclusive com Plano Diretor à ser Verdadeiro e correto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *