Mudança de linhas intermunicipais irrita passageiros
16/03/2010
Sem caminhões para recolher lixo
16/03/2010

Trânsito: Motoristas e especialistas questionam a eficácia da obra de integração entre a Capital e São José

Chamada de obra de integração, a continuação da Avenida Beira-Mar de São José, que a partir do dia 23 vai desembocar diretamente na Ivo Silveira, na Capital, não deve resolver o estrangulamento de trânsito na região. A obra fica no limite entre São José e Florianópolis. As duas cidades tocam os trabalhos em conjunto, para que a inauguração faça parte das programações de aniversário.

Motoristas que costumam passar pelo local concordam com especialistas em trânsito consultados pelo DC. O tráfego que hoje congestiona o entrocamento da Avenida Beira-Mar com a Avenida Josué Di Bernardi está sendo deslocado para alguns metros à frente, no encontro da Rua Pedro II com a Avenida Ivo Silveira, onde está a loja Tramontina.

– Estão trocando seis por meia dúzia. Essa obra só faria sentido se fizesse a ligação direta na Via Expressa, passando pelo terreno baldio – avalia Claudio Manoel da Silveira, 60 anos, dono de uma loja de artesanato na região, referindo-se ao terreno que margeia o acesso à Rua João Meirelles, no Bairro Abraão.

Ele tem razão. A ligação da Avenida Beira-Mar de São José com a Via Expressa é o projeto definitivo para a região. Mas o traçado ainda não saiu do papel porque não venceu entraves relacionados à desapropriação do terreno e de licenças ambientais, segundo explica o engenheiro Antônio Simões Neto, da Secretaria de Obras de Florianópolis, responsável pela obra do lado da Capital.

Maurício Haroldo Duarte, pós-graduado em gestão de trânsito, alerta para um cruzamento de fluxo na alternativa que está sendo construída:

– Quem sai da Beira-Mar e quer entrar para Capoeiras terá de cruzar a Ivo Silveira. Em horário de pico, o trânsito vai parar. O mesmo vai acontecer com quem está na Ivo Silveira e quiser acessar a Rua João Meirelles.

Para a prefeitura de Florianópolis, apesar de não ser a solução definitiva, a obra vai dar mais vazão ao fluxo, ao trocar uma rota com dois semáforos (na Josué Di Bernardi e na Ivo Silveira) por outra sem nenhum.

– No acesso para a Av. Ivo Silveira haverá uma pista de aceleração e não uma sinaleira – esclarece Carlos Eduardo Medeiros, engenheiro da gerência de sistema viário do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf).

(Por Cristina Vieira, DC, 16/03/2010)

MUDANÇA NO TRÂNSITO: É tudo parte da festa de aniversário

O novo trajeto da Beira-Mar de São José faz parte da programação de aniversário de São José e de Florianópolis. A Capital completa 284 anos no dia 23. A vizinha comemora 260 anos no dia 19.

O trecho da obra do lado de São José vai até o Rio Araújo e tem menos de cem metros. A via já está asfaltada e praticamente pronta. Segundo o secretário de Infraestrutura da cidade, Sanderson de Jesus, tudo estará pronto no dia do aniversário.

O lado de Florianópolis tem 730 metros e ainda não recebeu asfalto. Mesmo assim, a prefeitura promete o trânsito liberado no trecho até o dia 23. A ponte sobre o rio foi construída em parceria entre as duas cidades.

MUDANÇA NO TRÂNSITO: Presidente Kennedy em mão única

A ampliação da Avenida Beira-Mar de São José faz parte de um projeto maior, que prevê transformar a Avenida Presidente Kennedy, também em São José, em uma via de mão única, no sentido do Centro Histórico. O projeto ainda está em andamento.

Na última quinta-feira, a prefeitura promoveu uma audiência pública para discutir o assunto com a população. A proposta prevê obras de revitalização da avenida, com corredor de ônibus, shoppings abertos, ciclovia, estacionamento e calçada. A obra está orçada em R$ 2,7 milhões.

Com isso, a Avenida Beira-Mar de São José se transformaria na via de volta, no sentido Florianópolis.

– Com as mudanças que estão sendo feitas agora, boa parte do fluxo que seguia pela Presidente Kennedy no sentido Via Expressa já deve deixar essa avenida e fluir direto pela Beira-Mar, que vai ser uma via de trânsito rápido, sem sinaleira e com três pistas – analisa Edson Souza, secretário de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José.

Apesar de defender o projeto atual, o secretário também concorda que a solução definitiva para desafogar o trânsito no trecho é fazer ligação da Avenida Beira-Mar de São José com a Via Expressa.

(DC, 16/03/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *