Inscrições abertas para a 16ª Maratona Fotográfica
08/03/2010
PDP: Fiscalização de Lupa e Zona Mista
08/03/2010

Pescadores protestam por licença

Pescadores catarinenses realizam hoje (08/03), a partir das 17h, uma assembleia em frente ao prédio da prefeitura de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis. Eles discutem a realização de um protesto pela falta de licença para a pesca de camarão.

Caso decidam pela manifestação, ainda sem data definida, a proposta é que os pescadores saiam de Governador Celso Ramos, pelo mar, em direção a Florianópolis. As embarcações ficariam ancoradas em frente ao Shopping Beiramar e os manifestantes seguem a pé, pela Avenida Beira-Mar Norte, até a Secretaria da Pesca, na Rua Felipe Schmidt, no Centro.

– Vamos parar a Beira-Mar – disse Osvani Gonçalves, presidente do Sindicato dos Pescadores de Santa Catarina (Sindpesca).

Segundo Gonçalves, cerca de mil pescadores de camarão rosa e sete barbas, que representam 70% do total de pescadores destes camarões em Santa Catarina, estão sem licença há dois anos. O documento é fornecido pelo Ministério da Pesca, que alega não ter como concedê-lo, pois os pescadores não estão cadastrados.

Mas o sindicalista explica que o recadastramento foi realizado em 2007 e estes trabalhadores não conseguiram se cadastrar naquela época. Agora não podem retirar a licença.

(DC, 08/03/2010)

Pescadores

Da coluna de Cacau Menezes (DC, 07/03/2010)

OSindpesca (Sindicato dos Pescadores de Santa Catarina) está organizando uma manifestação pública para esta segunda feira, 8, no fim da tarde, que deve começar em Governador Celso Ramos e terminar em Florianópolis, na Avenida Beira-Mar Norte.

O protesto teria sido motivado por medidas do Ministério da Pesca que não agradaram à classe. Segundo informações, pescadores contraíram empréstimo – através do ministério – e agora não podem pagar o financiamento, que foi usado para reestruturar suas embarcações, porque o próprio departamento os estaria impedindo de pescar camarão. A verdade é que somente barcos com até nove metros de comprimento podem capturar o camarão e, com embarcações maiores (produto dos empréstimos), os pescadores ficam impedidos de tirar a licença no ministério. A bronca está aí.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *