Indicadores de Florianópolis
03/03/2010
Programação da Procissão do Senhor dos Passos é lançada em Florianópolis
03/03/2010

Entra em cartaz espetáculo contemplado no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura

O temor e a superficialidade das relações afetivas, os encontros e desencontros, são abordados no espetáculo teatral Medo de morrer longe de ti. A peça é uma produção da Dearaquecia. Teatral, que teve seu projeto contemplado no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, lançado em 2009 pelo Governo de Santa Catarina e pela Fundação Catarinense de Cultura. As apresentações vão de 07 a 14 de março em Florianópolis e têm entrada gratuita.

No espetáculo, quatro pessoas de pijama, aparentemente estranhas entre si, se encontram numa madrugada. “O clima vai do constrangimento inicial a uma atmosfera provocativa, de intimidade. Os afetos entre os personagens não seguem uma lógica comum, e as relações se estabelecem a partir das particularidades de cada um. A sensação é de sonho e alucinação, todos agem ininterruptamente (entre vontades e arrependimentos), mas ninguém parece responder por seus próprios atos”, conta Ligia Ferreira, uma das atrizes do espetáculo.

O ponto de partida para essa montagem investigativa foi o texto Y el miedo enorme de morir lejos de ti, do dramaturgo argentino Marcelo Bertuccio. Nos últimos anos, Buenos Aires se tornou expressivo terreno de movimentos de novas dramaturgias, nos quais Bertuccio é destaque. Nesse sentido, a montagem possibilita contato e troca criativa entre o teatro brasileiro e a dramaturgia portenha, realizadora de uma estética contemporânea ímpar no contexto latino-americano.

Dessa forma, duas correntes permearam o processo de montagem de Medo de morrer longe de ti,: uma investigação acerca de um teatro propositor de experiências associada à utilização de elementos pessoais dos atores em cena, propondo um diálogo entre realidade e ficção. Nesse sentido, durante o processo de montagem os atores criaram seus universos pessoais, mesclando-os com momentos de suas próprias vidas ou criando depoimentos que apenas parecessem pequenas autobiografias. Em cena, o que vemos são identidades fictícias, onde o campo ficcional aparenta a principio, estar dotado de fronteiras íntimas, criando um pacto de intimidade com o espectador.

A Dearaquecia. é composta por integrantes formados no curso de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Trata-se de um grupo jovem cujos trabalhos têm como eixo principal a experimentação de uma estética teatral contemporânea que encara o espetáculo cênico como local de experiências e encontros tanto para os atores quanto para o público.

Com: André F. Costa, Heloisa Marina, Ligia Ferreira e Vinicius Coelho
Direção: Ana Luiza Fortes,
Produção: Maria Carolina Vieira
Figurinos: Mayná Quintana,
Iluminação: Francisco Orlandi Neto
Arte gráfica: Nestor Jr.
Assistência de direção e apoio técnico: Lucian Chaussard.

Temporada Medo de Morrer Longe de ti

7 de março (dom.) às 20h30 na Casa das Máquinas
(R. Henrique Veras do Nascimento, 50 – Pracinha da Lagoa)
12, 13 e 14 de março (sex.sab.dom.) às 20h30 na Casa da Memória
(R. Padre Miguelinho, 58 – Centro / ao lado da Catedral)

ENTRADA FRANCA

Apresentações em EJAs (Escolas de Jovens e Adultos)
8 de março (seg.) às 20h30 no EJA dos Ingleses (Ilha Shopping)
9 de março (ter.) às 20h30 no EJA de Coqueiros
10 de março (qua.) às 10h e às 11h (2 apresent.) no EJA do Centro
11 de março (quin.) às 20h30 no EJA do Santinho

(FCC, Ceart / Udesc, 03/03/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *