Concurso de Arquitetura da Biblioteca Pública
26/03/2010
A Floripa de amanhã começa agora
27/03/2010

Comunidades contarão em livro histórias de inclusão digital

CDI-SC: parceiro da FloripAmanhã para ações de inclusão digitalNarrar sua própria história é um momento fundamental da conquista da cidadania. Com a inclusão digital não poderia ser diferente. Agora, ela terá sua história contada pelos seus próprios protagonistas, que são os moradores das comunidades atendidas por projetos que visam à democratização da informática. Essa é a meta do concurso Minha Comunidade, organizado pelo Comitê de Democratização da Informática de Santa Catarina (CDI-SC), parceiro da FloripAmanhã para ações de inclusão digital. O lançamento aconteceu no dia 26/03, na sede da Sucesu-SC, em Florianópolis. Leia mais.

CDI-SC: parceiro da FloripAmanhã para ações de inclusão digitalNarrar sua própria história é um momento fundamental da conquista da cidadania. Com a inclusão digital não poderia ser diferente. Agora, ela terá sua história contada pelos seus próprios protagonistas, que são os moradores das comunidades atendidas por projetos que visam à democratização da informática.

Essa é a meta do concurso Minha Comunidade, organizado pelo Comitê de Democratização da Informática de Santa Catarina (CDI-SC), parceiro da FloripAmanhã para ações de inclusão digital. O lançamento aconteceu no dia 26/03, na sede da Sucesu-SC, em Florianópolis.

Já as inscrições estarão abertas do dia 26 de março até o dia 30 de abril. O edital do concurso está disponível no site do CDI-SC – Clique o Futuro e a iniciativa faz parte da Semana de Inclusão Digital, que acontece em todo o país até o próximo domingo.

Os candidatos deverão apresentar um projeto que retrate a história da instituição ou organização e da comunidade que abriga o Espaço da Cidadania. Atualmente, são 19 comunidades atendidas. O primeiro colocado ganhará 30 unidades impressas e encadernadas em capa dura do livro, com 20 exemplares para o segundo e 10 para o terceiro colocado. “Tão importante quanto a premiação é o estímulo à memória dos projetos de democratização da informática. É uma forma de manter acesa a chama do esforço pela inclusão”, afirma Heitor Blum S.Thiago, presidente do CDI-SC.

Os projetos devem ser desenvolvidos por uma equipe de alunos ou ex-alunos do CDI na Comunidade, podendo contar com a colaboração de pessoas ligadas à organização. “Com isso, os protagonistas de projetos apoiados pelo CDI, que ganharam o direito de inclusão digital, também ganharão a oportunidade de deixar registrados seus passos”, exalta Blum. O CDI promoverá reuniões de capacitação dos integrantes dos CDI das Comunidades inscritos, visando o aperfeiçoamento das técnicas utilizadas para a produção dos projetos.

O prazo final para a entrega dos projetos é no dia 01 de novembro. No dia 01 de dezembro os premiados serão divulgados em evento promovido pelo CDI. “Os projetos ganhadores funcionarão também como guias para que outras organizações aprendam os passos na captação de recursos e outras soluções de sucesso”, finaliza Blum.

CDI-SC

O concurso Minha Comunidade faz parte das comemorações da Semana Nacional de Inclusão Digital, que acontece nessa semana.

O projeto do CDI-SC, iniciado no ano de 2000 em Santa Catarina, atende em média 30 pessoas por semestre em cada Espaço de Cidadania e Inclusão Digital, e a intenção é que em 2010 mil pessoas sejam incluídas digitalmente. “A informática é um requisito básico para o trabalhador na sociedade atual. Com o avanço das tecnologias da informação e comunicação, os processos produtivos são potencializados pelo acesso a diferentes equipamentos, ferramentas, aplicativos e aparatos de ordem tecnológica”, explica Heitor Blum S.Thiago, presidente do CDI-SC.

Nos Espaços de Cidadania e Inclusão Digital as pessoas têm a oportunidade de acessar gratuitamente a internet e suas ferramentas e aplicativos, softwares de escritório, além de participar de cursos de informática básica e avançada que contemplam discussões sobre cidadania, visando à participação e transformação individual e social.

O CDI surgiu no Rio de Janeiro em 1995, é uma Organização Não Governamental – ONG que utiliza a tecnologia da informação para a construção da cidadania de crianças, jovens e adultos. Atualmente, existem 950 CDIs Comunidade, conhecidos também como Espaço de Cidadania e Inclusão Digital, em mais de doze países. No Brasil, o CDI está em 19 estados, em parceria com organizações comunitárias.

Os interessados devem ter parcerias locais com conselhos comunitários, ações sociais, empresas, instituições entre outros, que tenham um espaço para montar uma sala que possa abrigar 12 computadores e mobiliário. Mais informações pelo site http://cliquefuturo.org.br, ou pelo telefone 48 3322-2020.

(CDI-SC, 25/03/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *