Mudança no trânsito para quem segue do bairro para o Centro deve ocorrer semana que vem
A primeira alteração no trânsito para a construção da cabeceira norte do Elevado da Seta, no Sudoeste da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, foi implementada por volta das 7h desta sexta-feira.
Motoristas que seguem do Centro para o Aeroporto Internacional Hercílio Luz e os bairros passam a trafegar, a partir de agora, por uma via marginal nos últimos 200 metros da Via Expressa Sul.
A via paralela tem duas faixas até o encontro com a avenida Diomício Freitas, que leva ao bairro Carianos e serve de acesso à SC-405, para o Sul da Ilha.
Visualizar Mudanças na Via Expressa Sul em um mapa maior
De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMrv), que monitora o trânsito na região, não havia a formação de congestionamentos até as 9h. Na avaliação dos patrulheiros, a mudança não altera as condições de trânsito no trecho, já que o desvio possui duas faixas, como pista principal da Via Expressa que foi interditada.
Para quem segue do Sul da Ilha para o Centro, o tráfego continua pela pista principal da Via Expressa Sul.
Atraso
A previsão divulgada pela prefeitura, na semana passada, era de que o tráfego seria desviado na quinta-feira pelas vias construídas paralelamente à Via Expressa Sul — uma no sentido bairro-Centro e outra no sentido Centro-bairro.
A expectativa não teria se confirmado porque houve atraso na construção do acesso no sentido Centro-bairro, liberado nesta sexta-feira. A pista só ficou pronta na tarde de quinta, segundo o engenheiro Saulo Souza Silva, da Sul Catarinense, empresa responsável pela obra.
Ele explica que a passagem no sentido contrário, em direção ao Centro, está pronta, mas só deve ser liberada ao tráfego na semana que vem. A mudança dependeria da troca de posicionamento de semáforos.
A empreiteira vai começar os trabalhos para construção da cabeceira norte do elevado nas próximas horas, com o serviço de estaqueamento no trecho já interditado da Via Expressa Sul. Quando houver necessidade, a empresa vai solicitar o bloqueio da faixa no sentido bairro-Centro.
Mudanças na próxima semana
O desvio no sentido bairro-Centro deve passar a funcionar na próxima semana. Os veículos que seguem da SC-405 para a área central da cidade terão de seguir pelo acesso lateral à pista principal da Via Expressa, nos primeiros 200 metros após o cruzamento com a avenida Diomício Freitas.
A passagem tem duas faixas de rolamento, o que não deve prejudicar o tráfego.
Nas próximas semanas, a prefeitura estima que o trânsito terá de ser desviado pela avenida Jorge Lacerda, a geral do bairro Costeira do Pirajubaé, para a troca de posicionamento dos semáforos.
Bloqueio da avenida Jorge Lacerda
A PMrv adianta que existe a possibilidade do bloqueio da passagem dos veículos entre a avenidas Jorge Lacerda e a Diomício Freitas no sentido Centro-bairro para a continuidade das obras.
Um desvio terá de ser colocado em operação na Via Expressa Sul para atender os motoristas que querem deixar o bairro Costeira do Pirajubaé e seguir para o Sul da Ilha.
A mudança ainda não foi confirmada.
Pistas devem receber melhorias
Os desvios construídos nas laterais dos últimos 200 metros da Via Expressa Sul, nas imediações do encontro com a avenida Diomício Freitas, são definitivos.
O engenheiro da empresa responsável pela obra explica, porém, que os acessos devem receber melhoria até a entrega final da obra do Elevado, prevista para o mês de setembro.
As pistas no sentido bairro-Centro vão servir como acesso à Via Expressa Sul para os motoristas que vêm do bairro Carianos, onde fica o aeroporto, e seguem para a região central da cidade. Os veículos vão passar sob o elevado.
Já o desvio liberado nesta sexta, no sentido Centro-bairro, vai ser transformado em uma via direta para quem segue para o aeroporto, sem passar pelo elevado.
O elevado terá duas estruturas idênticas, que ligarão a Via Expressa à SC-405, o principal acesso ao Sul da Ilha. Quem deixar o bairro Carianos em direção ao Centro ou vir do Sul da Ilha para o aeroporto terá de passar sob o elevado.
(DC, 05/02/2010)