Vale do Silício tupiniquim: flexibilidade das leis trabalhistas
23/02/2010
COMDES planeja ações para 2010
23/02/2010

Reforma do Terminal Cidade de Florianópolis começa em março

O comércio da região mais antiga da capital catarinense, nos arredores do Terminal Cidade de Florianópolis, está à beira da falência. Desde que o antigo terminal deixou de receber linhas de ônibus municipais e intermunicipais, em 2003, a região ficou praticamente abandonada e os lojistas viram seu volume de vendas cair bruscamente.

Alguns comerciantes estimam perdas de até 80% nos negócios após a mudança no transporte coletivo, que deixou a área suscetível ao aumento da violência, do tráfico de drogas e da prostituição.

A situação levou a CDL de Florianópolis a criar o Núcleo Terminal Cidade de Florianópolis, que reúne os lojistas de ruas como Antônio Luz, João Pinto e Tiradentes. O comércio local ainda sobrevive devido à presença de escolas e cursinhos, que ainda geram algum movimento para as lojas de confecção, sebos, livrarias, galerias de arte, bares e lanchonetes que funcionam naquela região.

“É uma questão de sobrevivência para os lojistas e também para o patrimônio histórico da cidade”, argumenta Osmar Silveira, presidente da CDL, que também lidera um grupo de trabalho que reúne poder público, universidades e iniciativa privada em busca de alternativas para revitalizar o comércio local. “Por estar localizada em uma parte histórica da cidade e ter fácil acesso, a região tem um grande potencial turístico e cultural a ser explorado”, explica Silveira.

Mas, antes de qualquer outra providência, os lojistas consideram a reativação imediata do Terminal Cidade de Florianópolis crucial para a sobrevivência do comércio local. De acordo com o vice-prefeito João Batista Nunes, o terminal deve passar por uma reforma a partir do dia 23 de março, aniversário da cidade, e voltará a receber algumas linhas intermunicipais.

“Dependemos do aumento no fluxo de pessoas pela região e por isso a volta das linhas é fundamental”, atesta Antônio Wiezorkoski, lojista e coordenador do novo núcleo regional da CDL. Assim que o terminal for revitalizado, os lojistas pretendem propor ações conjuntas em parceria com o poder público para estimular o comércio local, como eventos, promoções e atrações culturais. “Mas no momento”, lembra o coordenador, “a preocupação dos lojistas é manter as portas abertas”.

(Palavracom/Portal da Ilha, 23/02/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

4 Comentários

  1. Rafael Leonardo disse:

    Provavelmente vão colocar os onibus do suburbio de são josé e biguaçu. Vai ser otimo, principalmente pra quem desce no ticen tem que atravessar a cidade para pegar o onibus intermunicipal.Eu por exemplo pego o Udesc as 00:08 vou atravessar o centro para pegar o Biguacu as 00:30. Uma missão impossivel. Fazer o que, é o Dario tentando mudar a cidade. Segurança a noite não tem, muito menos banheiro.

  2. vera Lucia bueno disse:

    tomara que saia logo esta revitalização, pois o comércio local está morrendo , e temos muita gente que roga a deus pelo retorno destes onibus . O terminal cidade não pode acabar.

  3. vera Lucia bueno disse:

    O comércio local , preciza com urgencia ser revitalizado , pois dá pena ver aquele local servindo como albergue, as pessoas passando pelas ruas , assaltadas pelos mendigos , as lojas , então nem se fala , todos os dias estão sendo roubadas , e se o terminal revitalizar e vir as linhas intermunicipais conforme o prometido , tudo vai mudar . Revitalização é caso de salvação para aquele ladinho da ilha que comporta nas imediações a rua João Pinto (antiga rua Augusta ) a mais antiga rua de florianópolis hoje totalmente abandonada . Estamos ansiósos no aguardo , e com certeza faremos de tudo para comemorar este tão magnífico resultado inteligente das autoridades competentes.
    Vera Lucia Bueno .

  4. Luiz claudio Pacheco de sousa disse:

    que bom.finalmente tomei conhecimento de que o terminal florianopolis serah tratado como de fato, nunca deveria ser abandonado. as autoridades municipais voltaram suas atençoes para a populaçao e para o bom trato das coisas que mais pertencem ao povo.o retorno de todas as linhas do transporte coletivo interurbano passarah a ser uma prioridade. por tudo o que soube, teremos a capital renovada do outro lado da praça quinze.e o melhor, tudo deverah ficar pronto ateh o aniversario de nossa ilha capital. prefeito e vice resolveram mostrar sua sensibilidade para o que eh bom, necessario e indispensavel para a populaçao. renovar eh muito bom.
    luiz claudio pacheco de sousa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *