Floripa Tem faz balanço da edição 2010
11/02/2010
Alegria em bloco no Carnaval
11/02/2010

Pop Gay promete reunir milhares de adultos e crianças no Centro de Florianópolis

Elas, na verdade, são eles. No tradicional concurso Pop Gay, que premia, há 16 anos, as drag queens mais charmosas, a regra é caprichar na maquiagem e no figurino sem descer do salto alto. E a produção é tanta que eles são confundidos com mulheres. O Pop Gay ocorre no dia 15 de fevereiro, na praça Praça Tancredo Neves, a partir das 21h. ” Começo a me preparar um mês antes, com a escolha da roupa feita sob medida, da maquiagem e do cabelo “conta Marluce May, uma das famosas drags da cidade.

O primeiro palco do concurso de drag queens foi o Largo da Alfândega, no Centro. Em 1993, ano de estreia, o evento ainda chamava-se Gala Gay e era organizado pelo bloco carnavalesco Liberdade. Dois anos depois, um dos fundadores, Marcos Caneta, sugeriu a mudança para a avenida Hercílio Luz, que era o reduto dos homossexuais na época. O jornalista Roberto Kessler, vestido de mulher, e Luiza Gutierrez, com roupas de homem, foram os primeiros apresentadores do concurso já no novo endereço e com o atual nome. Com a revitalização da avenida e o aumento do público, o evento foi transferido no ano passado para a Praça Tancredo Neves.
Segundo a Polícia Militar, cerca de 40 mil pessoas compareceram em 2009 – entre homens, mulheres e crianças.”O Pop Gay cresceu porque acabou o preconceito. Antes, dizer que foi visto no Roma, um bar na Hercílio Luz, era o mesmo que dizer que era homossexual. Hoje vão famílias inteiras ao concurso. A família florianopolitana fez com que o evento crescesse ” diz o organizador do Pop Gay, Tiago Silva.

E não são apenas os manezinhos que fazem a festa. Segundo Tiago, metade dos concorrentes na última edição, e cerca de 30% do público, vieram de outros estados e até de outros países. A drag hors concours Katerrini vem da Alemanha todos os anos especialmente para o evento. E, com ela, muitos turistas de várias nacionalidades aterrissam por aqui para aproveitar o Carnaval. De acordo com Marta Dallachiesa, dona de uma agência de viagens da Capital, o número de estrangeiros que procuram as festas GLS da Ilha dobrou este ano:

“É um recorde. Vamos receber americanos, alemães e ingleses, além dos mexicanos, que vêm pela primeira vez. Para o dia 15, a organização espera 60 mil pessoas na 17ª edição do Pop Gay, na Praça Tancredo Neves. Entre as atrações, show com a cantora paulista Amanda Peron, as drags Selma Light, Marluce May e Kátia Karão e o colunista e DJ Cacau Menezes. As inscrições para o concurso podem ser feitas na Secretaria de Turismo da Capital até o dia 12 ou no dia do evento até duas horas antes do início da competição. Será eleita a mais elegante, na categoria Pop Gay Beauty Queen, e a melhor produzida levará o título de Pop Drag Beauty Queen. Para concorrer, é preciso ter mais de 18 anos. O prêmio será de R$ 2 mil por categoria.

(FloripaNews, 10/02/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *