Paisagem exuberante compensa caminhada
10/02/2010
Concorrência para construção do anexo da Assembleia Legislativa vai parar no TJ
10/02/2010

Abstração tropical

Exposição reúne até domingo, na Cidadela Cultural, em Joinville, fotografias em que Paulo Greuel registra de forma sutil o cotidiano numa praia da FlorianópolisAs lentes do fotógrafo Paulo Greuel captam não só o que os olhos dele veem. O imaginário do artista inserido em 22 fotografias selecionadas está registrado na exposição Paraíso Tropical, que pode ser visitada até domingo, no anexo 2 do Museu de Arte de Joinville (MAJ). A curadoria da mostra é de Diógenes Moura, da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Para Greuel, a imagem do mundo real é substituída por um mundo para além da visão humana. A experimentação surge das pesquisas realizadas pelo fotógrafo durante sete anos, desde que retornou de Düsseldorf, na Alemanha. Junto com as mostras Sonho Tropical e Fotografia Tropical, Paraíso Tropical forma uma trilogia que iniciou em 2004.

Com uma estética própria, Greuel apresenta nesta exposição, que já passou pelo Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), uma proposta diferente que trata a arte fotográfica como linguagem. O cenário de inspiração é a praia do Campeche, em Florianópolis, onde o fotógrafo reside atualmente.

O abstracionismo de Greuel aparece no desfoque das imagens, já que, segundo o artista, “o paraíso não tem uma figura concreta”. A troca dos estúdios pelos ambientes abertos também marca uma nova fase da carreira do fotógrafo.

– A iluminação diurna exige do fotógrafo maior movimentação – relata.

O fotógrafo catarinense já teve alguns trabalhos publicados nos anuários Photographis e European Photography, e participou de mostras em galerias e museus de Düsseldorf, Frankfurt, Lisboa, Gênova, Bruxelas e Berlim, durante os 33 anos em que morou na Europa. Também fotografou para as revistas Donna, Mondo Uomo, Vogue Milão e Táxi, de Nova York.

Atualmente, Greuel está trabalhando numa nova série de retratos realizada em São Paulo e avalizada por Jean Luc Monterosso, diretor da Maison Européene de la Photographie, de Paris. Em abril, o catarinense estará participando da SP – Arte, a maior feira de galerias de arte do Brasil, que acontece em São Paulo.

Serviço
Quando: até domingo, 14 de fevereiro
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9 às 17h. Sábados e domingos, das 11 às 17h
Onde: Anexo 2 do Museu de Arte de Joinville, na Cidadela Cultural Antarctica (Rua 15 de Novembro, 1.383).
Ingresso: gratuito

(DC, 10/02/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *