Mais que um metrô
15/01/2010
Liberada verba para o Maciço
15/01/2010

Temporada de vendas fracas no comércio do Norte da Ilha

Início de ano, com praias cheias, traz sempre a expectativa de uma temporada de boas vendas para o comércio do Norte da Ilha. Nos primeiros dias de 2010, porém, as coisas não saíram como o esperado e os lojistas da região amargaram uma retração de 30% em comparação com o mesmo período do ano passado, aponta Carla Ferreto, coordenadora do Núcleo Norte da Ilha da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis. “Nossa expectativa para janeiro era manter um ritmo aquecido pelo movimento das festas de fim de ano, mas não contávamos com tantos dias de tempo ruim neste início de temporada”, diz Carla, proprietária de uma loja de roupas no balneário de Ingleses. Ela conta que a semana entre o Natal e o Reveillon foi muito bom para as vendas, mas as chuvas do início do ano esfriaram os ânimos dos turistas.
“O comércio de rua é que sofre mais com essa situação, pois as pessoas deixam de passear a pé para conferir as vitrines. Mas até mesmo os shoppings vêm sofrendo com a queda no movimento”, observa. Além da chuva constante, outro fator apontado como responsável pelo fraco desempenho das vendas foi a queda no poder aquisitivo dos visitantes. De acordo a representante da CDL, isso pode ser notado principalmente em relação aos turistas argentinos, que sempre alavancaram as vendas nesta época do ano. “O número de argentinos está um pouco menor, mas eles estão por aí. O problema é que estão gastando apenas com o básico e comprando bem menos que em outras temporadas”, avalia a lojista, acrescentando que apenas os restaurantes e supermercados ainda não registraram grandes quedas no movimento.
Para o empresário Alberto Zani, proprietário de uma ótica nos Ingleses, grande parte dos turistas já está começando a voltar para casa. “Além de notarmos uma redução do número de automóveis e pessoas circulando pelas ruas, ficamos sabendo que já existe uma grande quantidade de imóveis vagos em praias como Ponta das Canas e Cachoeira do Bom Jesus. Isso é um sinal claro de que o turista está indo embora mais cedo”, lamenta o lojista. Ele acrescenta que a atual valorização do real perante o dólar tem deixado as férias em Florianópolis mais caras para o turista estrangeiro, que acaba permanecendo por menos tempo na cidade.
Recuperação em vista – Com a meteorologia prevendo dias melhores a partir deste fim de semana, resta aos comerciantes do Norte da Ilha contar com a volta do sol para tentar recuperar o desempenho esperado para esta temporada. Segundo a coordenadora do núcleo regional da CDL, os proprietários de hotéis, pousadas e condomínios da região prevêem uma ocupação próxima dos 100% no período que vai do dia 15 de janeiro até o Carnaval. “Com o reforço desta nova leva de turistas e a volta do sol com força total, tudo indica que teremos uma melhora nas vendas depois desse período de baixa nos primeiros dias do ano”, aposta Carla Ferreto.

(Palavra Comunicação, Adjori, 15/01/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *