Funturismo destina 4,5 milhões para o Carnaval de Santa Catarina
27/01/2010
Todo o mundo se entende na Barra
27/01/2010

Polícia Ambiental resgata jacaré em tubulação em Florianópolis

Animal estaria preso desde quinta-feira na rede pluvial, segundo moradores do bairro Trindade
Policiais ambientais resgataram um jacaré que ficou preso na rede de escoamento da água da chuva no bairro Trindade, na área central de Florianópolis, na segunda-feira.

Moradores da rua Professora Enoé Schutel disseram que o animal, identificado pelos bombeiros como da espécie de papo-amarelo, teria sido avistado caminhando na tubulação há cerca de cinco dias.

O réptil teria acessado a tubulação a partir do manguezal do Itacorubi, a cerca de 300 metros da via onde foi resgatado. Para pegar o réptil de aproximadamente 1,9 metro de comprimento e 50 quilos, dois policiais tiveram que quebrar uma parte da calçada na rua.

Como não estava se alimentando corretamente, o animal estava estressado, condição que dificultou o trabalho dos policiais. A operação para retirada do jacaré demorou aproximadamente uma hora.

Ele foi avaliado por um veterinário do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetra) e solto novamente no mangue, um dos habitats naturais da espécie na Capital.

Segundo o policial militar ambiental Cleber Machado, é comum que os jacarés avancem a partir do mangue pelas tubulações durante os períodos de maré cheia e quando a rede fica inundada com a chuva.

— Ele entrou e não conseguiu fazer a volta por causa do tamanho do corpo e de entulhos que trancavam a passagem — explica o policial. No período em que esteve preso, o animal chegou a ser alimentado por moradores da região.
RBS TV E DIARIO.COM.BR
Saiba mais
Jacaré-do-papo-amarelo
Nome científico: Caiman latirostris
Características: É um crocodiliano de tamanho médio, com até 3,5 metros de comprimento. Na natureza, são raros os animais com mais de dois metros. Possuem focinho curto. Distribuição geográfica: Àreas de drenagens dos rios Paraná e São Francisco e algumas bacia costeiras do Sudeste e Nordeste brasileiro. Também ocorrem no Nordeste de Argentina, Sudeste da Bolívia e Paraguai e Norte e Nordeste do Uruguai.
Tempo de vida: Costumam viver muito, ultrapassando facilmente os 70 anos
Alimentação: Se alimenta de invertebrados na fase inicial da vida e vertebrados na fase adultos. São considerados animais oportunistas, pois costumam comer caramujos, aves e mamíferos pequenos, como as capivaras.
Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

(DC, 27/01/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *