Dono de bar vai pedir nova análise
06/01/2010
Casan pede que moradores economizem água em Florianópolis
06/01/2010

Festival de Terno de Reis na Capital

Os festejos natalinos acabam quando chega o Dia de Reis, comemorado hoje no calendário cristão. Para valorizar a tradição, a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) promoverá o Encontro de Terno de Reis no Centro da Capital, hoje à tarde.

A data marca também a chegada dos primeiros imigrantes açorianos na Ilha de Santa Catarina, trazendo crenças e manifestações que se mantêm vivas na cultura popular há 262 anos, como o costume de sair de porta em porta cantando e contando a história da visita dos três Reis Magos ao presépio do Menino Jesus.

O evento de hoje vai reunir 10 grupos folclóricos de diversas comunidades para cantorias dedicadas aos Santos Reis. A concentração dos grupos será em igrejas do Centro da cidade, de onde seguirão rumo ao palco de apresentações, em frente ao Ticen. Ao final do evento, os integrantes formarão um cortejo em direção ao presépio instalado na Praça XV de Novembro, simbolizando a chegada dos Reis Magos ao local de nascimento de Jesus.

Formado em média por três a oito pessoas, trajadas com roupas coloridas, os Ternos de Reis são integrados tradicionalmente por cantadores e instrumentistas que homenageiam famílias de suas comunidades, improvisando versos e trovas alusivos aos três Reis Magos.

A tradição do folguedo religioso está associada ao número três, por isso tem o nome Terno de Reis. A apresentação dos grupos também é feita em três partes: chegada, anúncio e despedida. Os principais cantadores formam um trio e os instrumentos que se destacam nas cantorias são viola, rabeca e pandeiro.

Introduzido no Brasil pelos jesuítas e por colonizadores portugueses, a Folia de Reis é uma manifestação religiosa que se popularizou nos povoamentos do Litoral, marcando as comemorações do ciclo natalino. Segundo a fé católica, neste dia, os três Reis Magos, guiados por uma estrela, percorreram um longo caminho até encontrar aquele que consideravam o Messias e o presentear.

Agende-se
Quando: hoje, dia seis de janeiro
Onde: em frente ao Ticen, na Avenida Paulo Fontes, Centro
Hora: 19h
Cortejo: concentração nas igrejas São Francisco, do Rosário e São Benedito e Nossa Senhora do Parto, às 18h (saída em direção ao palco central para apresentações, e depois seguem para o Presépio da Praça XV de Novembro).
Quanto: gratuito

(DC, 06/01/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *