Solução para rios de Ingleses só em 2012
04/01/2010
Água: A solução sairia cara
04/01/2010

Blog de Moacir Pereira (DC, 03/01/2010)
Se você reside na Ilha de Santa Catarina e aqui pretende continuar com a família, comece a pensar seriamente em novas alternativas de vida, ou de transporte. Admita que a Ilha tem limites físicos, até por sua formação geográfica, e não comporta receber um milhão de visitantes durante a temporada. A solução mais lógica e racional neste momento é examinar a hipótese de cobrança de pedágio. Aliás, como já acontece em outra ilha, a de Fernando de Noronha. Ali, paga-se para entrar. E o número de turistas é limitado. Há, contudo, uma grande diferença. Enquanto Fernando de Noronha está isolada e distante do litoral pernambucano, Florianópolis tem duas pontes. Ou estuda-se uma forma de limitar o fluxo de veículos ou o caos será muito maior em futuro próximo.
Pedágio, aliás, que já se impõe até fora das festas de fim de ano e do verão. Nos dias normais de semana perde-se tempo enorme em filas intermináveis, especialmente, no acesso ao sul da Ilha e, de forma ainda mais dramática, no acesso ao Continente.
O sistema de rodízio, adotado em São Paulo, e outras cidades grandes, não funciona. Privilegia os ricos que compram dois ou três carros, com placas de números alternados, e penaliza os pobres.
Londres cobra pedágio de carros particulares que procuram a área central. O que o poder público faz com a receita? Investe na qualidade do transporte público, que já é eficiente. Cingapura, outra ilha que agora está ligada por pontes, também criou a tarifa para ingresso. No centro, as restrições são ainda maiores e o pedágio mais oneroso. De graça, circulam apenas ônibus, táxis, bombeiros e polícia.
O que não dá é para continuar este caos, que novamente castiga a maioria da população. Ficar duas horas em congestionamentos gigantescos para ir ao Sul da Ilha, dentro de um ônibus sem ar condicionado, com temperaturas de 35ºC é um suplício. Ninguém se sensibiliza com este drama?
Parada Geral
Quando o presidente da Casan, Walmor de Lucca, vem a público para denunciar a improvisação e a falta de planejamento da Prefeitura de Florianópolis, está decretando a falência do poder público. O município é o poder concedente. Acabou de renovar o contrato com a Casan. Há obrigações. A concessionária, ao invés de atender as necessidades de demanda na distribuição d’água, acusa a concedente de negligência e falta de coordenação? Então, esperar o quê? E olha que o prefeito Dário Berger é do PMDB, do mesmo partido do governador Luiz Henrique.
O modelo faliu? Mude-se o modelo. Itapema tem um sistema d’água privado que funciona sem problemas. E lá o crescimento da demanda também é crescente. A mesma empresa resolveu os problemas de saneamento, investindo pesado em redes de esgoto. Joinville rescindiu o contrato com a Casan e montou empresa mista. Segundo o ex-prefeito Marco Tebaldi e o atual Carlito Mers, funciona muito melhor do que antes.
O presidente da Casan fez duas revelações que assustam: 1. Está com 50 projetos de construção de edifícios sobre a mesa. Não autoriza porque a Casan não tem como garantir o abastecimento d’água. 2. Só na Rodovia Ademar Gonzaga, ao lado do Cepon, há um empreendimento imobiliário que prevê 10 prédios. Ali não tinha uma única residência. Vai contar em breve com 1,2 mil novos apartamentos. Sem melhoria do sistema viário, da rede de água e de energia elétrica.
Está ruim? Vai ficar muito pior se a cidadania não se mexer e o poder público continuar na inércia em que se encontra.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. monica disse:

    Constroem-se predios, liberou geral, mas nao se acham condominios de casas. Se querem predios,tem que ter espaco para abrigar os carros dos moradores e dar infra-estrutura.Os orgaos fiscalizadores parecem inexistir, estao acabando com a ilha.Podem procurar outro lugar ideal para morar, que em 10 anos sera destruido pelas empreiteiras e seus predios.Eh o padrao de destruicao de qualidade de vida no Brasil.

  2. Simas disse:

    se cobrarem pedágio no centro da cidade e usar o dinheiro para transporte público, eu duvido que o transporte público vá melhorar.. acho mais fácil aparecer uma mansão nova de algum político no lugar!!
    a idéia é boa, mas aqui no Brasil é só mais uma fonte pra desvio de dinheiro..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *