Plano Diretor Participativo na fase conclusiva
02/12/2009
Palestra educacional sobre Unidades de Conservação no Brasil e a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo
02/12/2009

UFSC sedia a I Oficina para Revitalização da Praça da Cidadania

Será realizada nesta quarta-feira, dia 2, às 14 horas, no Laboratório de Documentação e Acervo da UFSC, a I Oficina para Revitalização da Praça da Cidadania, que resgata o trabalho de Roberto Burle Marx. Reconhecido internacionalmente como o mais importante paisagista do século XX, Burle Marx realizou aproximadamente mil jardins no Brasil e exterior. Na região sul sua presença foi mais marcante em Santa Catarina, em particular na cidade de Florianópolis.

Dos sete projetos realizados no Estado, os dois mais expressivos foram concretizados na Capital. O Parque Dias Velho, no Aterro da Baía Sul, pela qualidade paisagística; e o segundo, o Jardim da Universidade Federal de Santa Catarina, por seu caráter público.

Segundo os organizadores da oficina, apesar da importância histórica e artística de seu legado, a maior parte desse patrimônio encontra-se completamente descaracterizado e impossibilitado de uma restauração. No caso dos jardins da UFSC, a Praça da Cidadania apresenta estrutura que possibilita recuperação parcial do projeto original. Apresentar essa historiografia e oferecer instrumentos norteadores de uma possível intervenção é o tema central dessa oficina.

Roberto Burle Marx nasceu em 1909 e este ano comemoraria 100 anos. Em todo o Brasil diversas exposições e conferências foram organizadas relembrando sua obra. “Nosso objetivo com este evento será em primeiro lugar celebrar esta data, e em segundo criar um grupo de trabalho para restaurar o jardim e entregar como presente nos 50 anos de aniversário da UFSC, em dezembro de 2010”, informa o professor Cesar Floriano, do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, organizador da oficina.

Programação

Módulo I – Fundamentação Teórica
14h – Abertura do Evento: Vice-Reitor Carlos Alberto Justo da Silva
14h15 – A presença de Burle Marx em Florianópolis – Professor Cesar
Floriano dos Santos
14h45 – O jardim da Universidade Federal de Santa Catarina – Professor José Tabacow
15h15 – Plano Diretor paisagístico para o Campus da UFSC – Arquiteta Maria das Graças Amaral DIPLAN/ ETUSC
15h45 – Debates
16h – Intervalo

Modulo II – Ateliê
16h15 – Conceituando e lançando diretrizes de revitalização.

Mais informações nos e-mails: cesarflorianopolis@gmail.com
elomalano@gmail.com

(Agecom, 01/12/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *