ICOM – Seminario Transparencia com Domingos Armani
03/12/2009
Agenda de 07 a 13 de dezembro de 2009
04/12/2009

Skype faz parceria com a ONG CDI

O Comitê para Democratização da Informática (CDI/SC) é parceira da FloripAmanhã para ações de inclusão digital, e apóia parcerias como esta que possibilita o acesso a ferramentas de comunicação para melhorar a vida de milhares de pessoas na base da pirâmide social.

A Skype anunciou hoje uma parceria com o CDI (Comitê para Democratização da Informática – www.cdi.org.br), um dos principais empreendimentos sociais do mundo. Pioneiro no movimento de inclusão digital na America Latina e atualmente com operações em 13 países, em três continentes, o foco do CDI é transformar a vida das comunidades de baixa renda por meio da tecnologia, da cidadania e do empreendedorismo.

Como parte da parceria, o CDI irá desenvolver cursos de como usar o Skype e disponibilizar este curso para os 554 centros comunitários de tecnologia e aprendizado (chamados de CDI’s Comunidade), em todo o Brasil. Atualmente, esta rede está presente em 20 estados brasileiros, e fornece cursos para aproximadamente 70 mil pessoas por ano em áreas de baixa renda, comunidades indígenas, hospitais para deficientes físicos e mentais e penitenciárias para adultos e jovens.

A Skype também está patrocinando o CDI Comunidade “Mensageiros da Esperança”, localizado na periferia de São Paulo, na Rua João Paulo I, 1671, entre a Freguesia do Ó e Brasilândia. Este Centro Comunitário fornece tecnologia, educação e serviços para uma média diária de 90 crianças, a partir dos sete anos de idade. O centro também emprega jovens em liberdade condicional e atende à comunidade com serviços gráficos e acesso à Internet.

“O Skype transpõe barreiras e, juntos com o CDI, poderemos contribuir de forma positiva com a sua missão de levar a tecnologia para comunidades de baixa renda, oferecendo a elas a oportunidade de aprender e experimentar uma nova maneira de comunicar, compartilhar e trocar ideias”, disse Don Albert, vice-presidente e diretor geral da Skype para as Américas. “Este é o primeiro passo de uma parceria que esperamos expandir em breve para outros países da América Latina”, acrescentou.

Cada um dos Centros Comunitários foi criado não só com o objetivo de levar tecnologia da informação para comunidades de baixa renda, mas também para tornar a tecnologia relevante e útil para elas, como forma de exercitarem suas capacidades como cidadãos. Os usuários dos Centros Comunitários onde os cursos de Skype serão oferecidos aprenderão a fazer chamadas de áudio e vídeo via Skype, bem como a utilizar outros recursos como bate-papo, chamadas em conferência e transferências de arquivos.

“No CDI, acreditamos que a inclusão digital não é apenas uma questão de fornecer acesso a computadores e sim de capacitar pessoas para que elas exercitem seus conhecimentos, tornando-as independentes para criarem e desenvolverem oportunidades”, disse Rodrigo Baggio, fundador e diretor executivo do CDI. “No Brasil, 47% do uso de internet em áreas urbanas acontece em áreas públicas. Nossos centros comunitários permitem que populações excluídas possam ter acesso ao grande potencial da revolução tecnológica e, com parceiros como a Skype, continuaremos a transformar vidas e comunidades.”

Além disso, o Skype também será usado como uma das ferramentas para capacitação online de funcionários e afiliados do CDI dos 803 CDIs Comunidade ao redor do mundo e das plataformas de comunicação nas 2.062 CDI LAN Houses no país, que contam com mais de 600 mil freqüentadores por mês. O CDI Lan House é uma nova divisão de negócios sociais do CDI para transformar e afiliar Lan Houses, fazendo com que elas se tornem um novo tipo de negócio social lucrativo e ambiental para a base da pirâmide, podendo ser usadas também para inclusão digital, promovendo práticas saudáveis, seguras e sustentáveis. O programa de afiliação exige que as Lan Houses adotem um código de conduta e oferece orientação, formação, desenvolvimento de negócios e outros serviços.

Sobre o CDI
O CDI já beneficiou mais de 1,25 milhão de pessoas através de sua rede de 803 Centros Comunitários auto-gerenciados e auto-suficientes em países como Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Jordânia, que são monitorados e coordenados por 32 escritórios regionais. O CDI recebeu mais de 60 prêmios internacionais.

Criado em 1995 por um dos mais bem sucedidos e reconhecidos empreendedores sociais do mundo, Rodrigo Baggio, o CDI (Comitê para Democratização da Informática) é uma ONG internacional com sede no Rio de Janeiro e operações em 10 países da América Latina, Reino Unido, Oriente Médio e Estados Unidos. Como pioneiro em inclusão digital na América Latina, o CDI tem a missão de transformar vidas e fortalecer o poder das comunidades de baixa renda através das tecnologias de informação e comunicação. Para mais informações sobre o CDI, visite o site www.cdi.org.br.

Sobre a Skype
O Skype é um software que possibilita conversas em todo o mundo. Milhões de pessoas e empresas usam o Skype para fazer chamadas gratuitas de vídeo e voz, enviar mensagens instantâneas e compartilhar arquivos com outros usuários Skype. Todos os dias, o Skype também é usado para fazer chamadas de baixo custo para telefones fixos e celulares, onde quer que as pessoas estejam. Para fazer o download do Skype no computador ou no celular, acesse: skype.com

(CDI/SC, 03/12/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. Roberto Minello disse:

    Meu nome é Roberto Minello sou coordenador de uma ONG localizada em São Paulo, atuando com programas de qualificação profissional e educação(curso de inglês).
    Estamos querendo implantar para o próximo ano pré vestibular e vestibulinho(preparatório para escolas técnicas), os jovens egressos das escolas estaduais de SP apresentam uma precárria formação escolar.
    Temos uma boa infra estrutura de trablho contando com amplas salas de aula, sala de professores, cantina, secretaria, banheiros masculino e femenino e laboratório de informática.
    Gostaríamos de estabelecer uma parceria com esta instituição de modo que os cursos que estamos pensando em implantar fosse totalmente gratuito.
    No aguardo de uma resposta amiga subscrevo-me atenciosamente,

    Prof Roberto Minello

    • mm Rogério, da equipe do site disse:

      Sr. Roberto,
      Recomendamos que o senhor procure entrar em contato com o CDI – http://www.cdi.org.br, pois a FloripAmanhã é uma institução de Florianópolis com maior foco em planejamento urbano, educação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *