Perfil da sede
18/12/2009
Retrospectiva 2009: Floripa 2030 consolidado como agenda de desenvolvimento sustentável da cidade
18/12/2009

Retrospectiva 2009: água e saneamento

Além do Floripa 2030 (foco do outro texto da Retrospectiva 2009), o ano de 2009 também foi marcado também por diversas atividades realizadas pela FloripAmanhã com a colaboração de seus parceiros. Em maio, a Associação participou das câmaras temáticas da organização do WTTC, o evento mundial de turismo realizado na Capital. A associação atuou em três das quatro câmaras, cujo objetivo foi trabalhar a imagem de Florianópolis para a divulgação no evento.

Em Assembleia Geral no dia 2 de abril, Zena Becker, então vice, assumiu a presidência, com Otávio Ferrari assumindo a vice-presidência. Antonio de Pádua Barbosa Pinto, diretor administrativo, asumiu a coordenação da Câmara de Turismo, sendo que a diretoria ganhou o reforço de Alair Odete Ribeiro (diretora administrativa adjunta), José Carlos Furtado Schultz (diretor financeiro adjunto) e Lígia Pinto da Luz (diretora jurídica adjunta).

A câmara de turismo trabalhou pelo selo Bandeira Azul na Capital, do qual Jurerê Internacional foi a única homologada entre as três praias de Florianópolis – e também a única no Brasil. Santinho e Mole tiveram a certificação protelada para 2010 devido a problemas com a regularização dos bares na orla. Para o ano que vem, a Associação volta a atuar forte para a praia do Santinho, praia na qual é a agente promotora do programa Bandeira Azul.

Em junho, a associação reuniu alguns dos maiores nomes da cultura catarinense durante encontro no hotel Maria do Mar, no qual a pauta foi a valorização de nossa cultura e resgate de nossos valores.

A qualidade da água e o saneamento foram assuntos trabalhados pela equipe no segundo semestre. A Associação cobrou da prefeitura respostas sobre o saneamento básico na Ilha, principalmente nas praias, visando o verão. Em dezembro, lançou a pesquisa “Uso e conservação da água na visão da população de Florianópolis“, uma iniciativa da FloripAmanhã em parceria com a ABES-SC (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária) com realização da Lupi & Associados. Foram ouvidos 400 moradores da capital com mais de 16 anos. O perfil dos entrevistados (sexo, grau de instrução, idade etc) foi selecionado baseado em dados do IBGE/2007, permitindo uma análise com critérios científicos.

O objetivo foi apontar hábitos de consumo em relação a água e esgoto e a preocupação com outros assuntos relacionados ao futuro, como meio ambiente. Chamou atenção na pesquisa a percepção da população sobre a água fornecida pela rede pública (67% não consome para beber), a grande ocorrência de hábitos que geram desperdício e o desconhecimento quanto a origem e as condições dos mananciais que abastecem a cidade.

O ano de 2009 foi de consolidação da Associação como agente parceira, com atuação em rede para desenvolvimento de projetos e ações em prol do presente e futuro de Florianópolis. Cada vez mais a FloripAmanhã se firma como uma entidade que trabalha sério para construir um futuro melhor para Florianópolis e região, com respeito e credibilidade na sociedade. Convidamos você a nos ajudar a construir a Florianópolis que queremos. Feliz natal e próspero ano novo!

Outras questões importantes trabalhadas e 2009:

FloripAmanhã integra Grupo Aberto Pró-Comitê das Bacias Hidrográficas da Ilha de SC

FloripAmanhã participa do evento Câmara Cidadã

FloripAmanhã apoia telecentros em CDIs

FloripAmanhã participa do projeto Mosaicos de Conservação do Norte da Ilha

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *