Afinal, é PDP ou PQP?
02/12/2009
Audiência Pública discutirá obra da Casan no Rio Tavares
02/12/2009

Polêmica da fosfateira chega à Noruega

Por Estela Benetti (Blog da Estella Benetti, 02/12/2009)

A polêmica sobre o projeto de instalação de uma unidade de exploração e industrialização de fosfato em Anitápolis, na Mata Atlântica de SC, pela multinacional Yara, da Noruega, e a Bunge Fertilizantes, dos EUA, chegou ao país escandinavo. O jornalista Erik Hagen, da ONG Norwatch, divulgou no último fim de semana reportagem feita em SC que alerta sobre os danos que o projeto da Yara, empresa que tem capital estatal, pode causar ao meio ambiente de uma extensa área de matas.

Conforme Hagen, o que preocupa é que o governo norueguês, que está investindo US$ 15 bilhões em projetos de preservação ambiental e doou US$ 1 bilhão para preservação da Amazônia, poderá colaborar para a destruição de florestas em SC.

O projeto da joint venture Bunge e Yara, baseado a 100 quilômetros de Florianópolis, teve parecer contra da Justiça Federal catarinense, posição adotada também pelo Tribunal Regional Federal da quarta região, em Porto Alegre. A matéria de Hagen, em versão escrita, pode ser encontrada no site da Norwatch. Para traduzir do noruegues para o português uma alternativa é o endereço www.translate.google.com.br.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Anildo disse:

    Finalmente as autoridades estão começando a perceber que a população de Anitápolis não quere não precisa que a mineradora venha destruir tudo que a muito custo se preservou até agora.
    Mas será que os interesses políticos do grupo dominante não é capaz de superar o bom senso da Justiça?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *