Florianópolis ganhará novo espaço cultural em 2010
03/12/2009
Testes na árvore da Beira-Mar
03/12/2009

Fosfateira

Da coluna de Estela Benetti (DC, 03/12/2009)

A polêmica sobre o projeto de instalação de uma unidade de exploração e industrialização de fosfato em Anitápolis, na Mata Atlântica de SC, pela multinacional Yara, da Noruega, e a Bunge Fertilizantes, dos EUA, chegou ao país escandinavo. O jornalista Erik Hagen, da agência de notícias Norwatch, especializada em investigações, divulgou na Noruega, sexta-feira, reportagem feita em SC que alerta sobre os danos que o projeto da Yara, empresa que tem capital estatal daquele país, pode causar ao meio ambiente. Alerta que, enquanto o governo norueguês investe US$ 1 bilhão para preservar a Amazônia, a empresa poderá destruir matas no Sul do Brasil.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. monica disse:

    A fosfateira,um cancro no coracao da Serra catarinense, iria inicialmente desmatar 350 ha. de mata primaria, em area de preservacao e local de desmoronamentos constantes!!! A Fatma ja tinha concedido uma liminar permitindo o desmatamento, tudo sem a populacao saber de nada, houve manifestacao contra a fosfateira e o D.C. colocou uma nota minima.O Estadao fez materia de pagina inteira no mesmo dia.A Fatma iria aprovar a fosfateira com inumeras irregularidades, inclusive o serio e permanente dano ao lencol freatico, eh de la que vem nossa agua mineral e verduras organicas.O fosfato eh retirado, em paises mais desenvolvidos,com um modelo que investe em novas tecnologias,do lodo do esgoto domestico.Da muitiiiisssimo mais dinheiro para poucos retirar o fosfato do solo, que, mesmo depois de acabar a mina, fica liberando material radiotaivo por decadas, impedindo a vida de qualquer especie.80% dos graos consumidos no mundo o sao pelos animais que comemos.Comece a cortar seu consumo de carne para preservar o meio ambiente.Estranho que so agora que a polemica chegou a Noruega que o DC se manifesta.Ninguem sabe da tal fosfateira e do risco as nossas vidas que ela apresenta.Depois, eh so correr atras do prejuizo, vide o filme Erik Brockovich.Cancer endemico!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *