A Mídia Precisa Ajudar Floripa
04/11/2009
Reunião discute segurança e planejamento para temporada na Bacia da Lagoa
04/11/2009

Zona Azul: Privatização à vista

Tensão na Câmara da Capital
A Câmara de Vereadores aprovou, ontem à noite, o projeto que pode privatizar a Zona Azul em Florianópolis. Duas emendas foram rejeitadas pelos vereadores: a que garantia o emprego dos servidores e a que proibia o aumento da tarifa. O projeto deve chegar às mãos do prefeito na manhã de hoje e, se Dário Berger vetar uma das quatro emendas, o projeto volta para a Câmara para ser votado de forma secreta.
Um clima de tensão e expectativa instalou-se no Plenário da Câmara, no Centro da Capital, durante o processo de votação. Cerca de cem funcionários da Zona Azul acompanharam os debates e discursos dos vereadores no auditório, enquanto outros 50 permaneceram do lado de fora do prédio.
De mãos dadas, os funcionários da autarquia, muitos deles acompanhados de seus familiares e filhos, rezavam. Alguns deles não conseguiram segurar a emoção e choraram ao término da oração. O temor de todos era de que a não aprovação das emendas determinasse a demissão imediata dos empregados da Zona Azul. Os funcionários suspenderam as atividades no dia 16 de outubro para protestar contra a aprovação do projeto de lei que prevê a concessão dos serviços à iniciativa privada. Ele foi enviado à Câmara de Vereadores da Capital no dia 16 de setembro e, desde então, os cerca de 200 funcionários da autarquia esperam pela definição do caso. No final do mês passado, o setor realizou protestos e paralisações para sensibilizar as autoridades.
Com isso, a cobrança pelo estacionamento de veículos na Zona Azul acabou suspensa. O prefeito em exercício, João Batista Nunes, autorizou a contratação de 50 monitores para dar continuidade ao trabalho e forçar a volta dos que estavam em greve.
O que estava em discussão
> Seis emendas ao Projeto de Lei 13.690/09, que altera e acrescenta dispositivos à Lei 4.666 de 24 de julho de 2005, referente ao estacionamento da Zona Azul em Florianópolis
> Quatro delas foram aprovadas e duas rejeitadas (manutenção do quadro de funcionários mesmo com a mudança da entidade prestadora de serviços e a manutenção do valor da tarifa)
> O objetivo principal do conjunto de emendas era manter a administração da autarquia a cargo do Ipuf que, por sua vez, terá a possibilidade de firmar contratos de parcerias com a Aflov, entidade que emprega os funcionários da Zona Azul
(DC, 04/11/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Lucas disse:

    Ao menos essa familia nao se reelege mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *