Andrea Bocelli de graça na Capital
09/11/2009
Voluntários limpam a Praça XV
09/11/2009

Ah, nosso turismo!

Artigo escrito por Lício Mauro da Silveira – Deputado estadual (DC, 07/11/2009)

Santa Catarina desperdiça um incremento econômico e social de valor incomensurável ao desprezar e desrespeitar os seus pontos turísticos. Quem devia ter uma visão de mais longo alcance, acaba nos vícios do poder. O Estado tem características geográfi cas invejáveis, porém pouco projetadas e mostradas. Raras, muito raras são as exceções. Na verdade, falta-nos uma verdadeira vocação turística.

Muito se fala, mas pouco se faz. Santa Catarina tem 561 quilômetros de costa, possui mais de 500 praias em toda a sua extensão, sendo que 42 localizam-se na orla marítima da Ilha. Somos a Capital Turística do Mercosul, nosso litoral é um álbum de belezas incomensuráveis, mas onde estão a atenção e o cuidado com o saneamento básico?

As nossas serras têm uma conformação natural de testadas rochosas íngremes e profundidades que pedem para serem exploradas por esportes radicais, passeios por trilhas, dentre outros. Mas o que temos de aproveitamento? Pouco, pouquíssimo! Porventura, as prefeituras e o Estado têm dado atenção ao patrimônio turístico recebido gratuitamente das mãos do Criador?

Vamos dar um exemplo que serve para ilustrar o descaso das autoridades pelo que temos de belo e magnífi co – a Ponte Hercílio Luz. Uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil, o cartão-postal de Florianópolis, e interditada há 25 anos, consumindo anualmente milhões de reais. A cada ano temos uma promessa de sua reabertura. Entretanto, no ano seguinte, recebe-se uma nova notícia informando que houve isso, aquilo, aquele outro, etc.

Há quantos anos estamos escutando essas desculpas? Será que a abertura da ponte para pedestres não representará um reencontro do turista com o símbolo; uma forma de a população da Grande Florianópolis vir passear e mostrar aos seus filhos e aos seus familiares a ponte mais famosa do Brasil?

Será que esta abertura, também, não irradiará o turismo para toda a nossa bela Ilha e, quiçá, para outros pontos turísticos de Santa Catarina?

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *