Pacotes são arma para esticar visita
30/11/2009
Tem praia do outro lado
30/11/2009

A estação da caça aos filhos

Ademar dos Santos é salva-vidas e neste verão trabalhará na Praia de Canasvieiras, onde já atuou em outras temporadas.

Em várias ocasiões, lembra, o posto transformava-se em verdadeira creche, de tantas crianças que ali chegavam após desencontrarem-se dos pais. E é com crianças de até 14 anos que ocorrem mais de 40% dos acidentes de banho no verão em praias catarinenses. Com a areia lotada, é ainda mais importante manter atenção permanente sobre os pequenos para evitar aborrecimentos ou até tragédias.

Para encontrar os pais, Ademar saía com as crianças pela praia, uma em cada mão e outra pendurada em seus ombros. Foi quando descobriu uma forma de comunicação inusitada e eficiente dos turistas argentinos e uruguaios.

– Quando veem que há casos de criança perdida, todos começam a bater palmas para chamar a atenção de todos e dos pais. E sempre funciona – afirma.

Tiago, dois anos, ainda não ameaçou desaparecer nem deu susto na mãe, Carolina Sobral, mas ela enfatiza o “ainda”. Por saber que não há como querer que ele fique sentado quieto, a solução é olhá-lo o tempo todo, tarefa que divide com o marido, Carlos Machado. Assim, explica, é possível manter vigilância permanente sem que nenhum dos três deixe de aproveitar a praia.

– Ele tem respeito pela água e não se afasta de nós – diz Carolina.

Morar na praia fez de Francis dos Santos a acompanhante tradicional dos amigos da filha, Giovana, de seis anos, e dos sobrinhos. Ela também nunca passou pela experiência de perdê-los de vista, mesmo que momentaneamente, mas sabe que é preciso estar sempre atenta.

– Eles saem do mar, levantam a cabeça e vão indo. Se deixar, somem mesmo.

As praias de Santa Catarina ainda não receberam o reforço de salva-vidas civis e militares. A operação verão será colocada em prática a partir de 15 de dezembro. Por enquanto, nem todos os postos estão funcionando e o serviço é oferecido principalmente nos finais de semana.

(DC, 29/11/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *