Andrea Bocelli ao vivo em Florianópolis no dia 28 de dezembro
23/10/2009
Recreio não, teatro
26/10/2009

Turismo Sustentável por meio do Programa Chave Verde

A Chave Verde é um programa de qualidade e educação ambiental, de âmbito internacional, que promove o turismo sustentável através do reconhecimento de boas práticas. Foi criado na Dinamarca, em 1984, visando acolher na sua rede hotéis, pousadas, campings e infraestruturas de lazer (parques) que buscam a gestão e a utilização de recursos com sustentabilidade.

Para colocar o Brasil — especialmente Florianópolis e sua Região — neste caminho rumo ao verdadeiro turismo sustentável, a Associação FloripAmanhã firmou um Termo de Cooperação com o Instituto Ambiental Ratones – IAR, o representante legal no Brasil dos programas da Fundação para Educação Ambiental – FEE, entidade responsável pelo Programa Chave Verde (Green Key) no mundo. A certificação “Chave Verde” já foi concedida para 642 hotéis, pousadas e campings em 13 países da Europa, África e Ásia.

Os serviços de consultoria para Chave Verde da Associação Floripamanhã envolvem a identificação das áreas de aperfeiçoamento nos empreendimentos hoteleiros; a preparação do empreendimento para a avaliação pela entidade internacional; e a orientação quanto às ações de todos os envolvidos.

A fim de contribuir para a proteção do ambiente e dos recursos naturais, a FloripAmanhã — através da implantação do Programa Chave Verde em hotéis, pousadas e similares de Florianópolis e região — pretende:

• Diminuir o consumo de energia e água;
• Disseminar o uso de produtos com baixo impacto ambiental;
• Aumentar o nível de conscientização ambiental dos empreendedores, suas equipes, autoridades, fornecedores e outros interessados do setor turístico;
• Incentivar fornecedores do setor turístico a entregar produtos e serviços de acordo com as melhores práticas para o meio ambiente.

Algumas vantagens para os empreendimentos turísticos que optarem pela certificação “Chave Verde:

• Redução de 22 a 27% no consumo de energia, água e gás, seguindo as orientações do programa;
• Reconhecimento internacional como um empreendimento que se preocupa com o desenvolvimento sustentável;
• Direito de ostentar bandeira e diploma “Chave Verde”;
• Identificação nos sites nacionais e internacionais da FEE.

(FloripaCVB, 23/10/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *