Protesto dos trabalhadores da Zona Azul continua hoje
19/10/2009
ExpoFloripa 2009 acontece em novembro
20/10/2009

Seu lar à beira da destruição

Preservação da natureza é o tema de mostra fotográfica de Yann Arthus-Bertrand, que abre hoje na Reitoria da UFSC

Movidos por desafios ambientais, um grupo de fotógrafos franceses vem realizando exposições pelo mundo a fim de despertar o interesse pela preservação da natureza. Parte deste trabalho será apresentada a partir das 19h de hoje no hall da Reitoria da UFSC, em Florianópolis, como parte da programação do Ano da França no Brasil.

Assinada por Yann Arthus-Bertrand e uma seleção de fotógrafos franceses, a exposição O desenvolvimento sustentável, por quê? contém 20 imagens em grande formato dando sequência às mostras de 2006 e 2007 realizadas pelo grupo. O projeto fotográfico consiste em expor, por ano e gratuitamente, cerca de 20 cartazes em cada estabelecimento escolar francês, que agora também estão sendo apresentados em outros países. Centradas no respeito da diversidade dos homens e das riquezas naturais, as peças são ilustradas por fotografias e acompanhadas de textos pedagógicos.

Na abertura da mostra também será exibido o filme Home, o mundo é a nossa casa, dirigido por Yann Arthus-Betrand e Luc Besson, um longa-metragem com um forte apelo à tomada de consciência sobre o futuro do planeta e com o objetivo de incitar os espectadores a olhar com mais carinho para o meio ambiente.

No filme, uma extensa viagem sobre a Terra, contendo imagens de 126 países e revelando as riquezas, belezas da paisagem, mas também as marcas terríveis e destruidoras que o homem impôs à natureza nos últimos 50 anos.

Yann Arthus-Bertrand criou e preside a Fundação GoodPlanet, que traz a mostra ao Brasil em parceria com o Ministério da Educação Nacional e o Ministério da Ecologia e do Desenvolvimento Sustentável da França.

Depois da apresentação do filme, está prevista a palestra América Latina: um continente solar, com o professor Mauro Passos, ex-vereador e ex-deputado federal. Passos é o membro latino-americano do Conselho Mundial de Energias Renováveis, com sede na Alemanha.

(DC, 20/10/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *