Lagoa da Conceição ganha uma programação especial na Semana da Criança
06/10/2009
Florianópolis recebe exposição de soluções tecnológicas
06/10/2009

Santa Catarina tem um dos piores índices de saneamento do Brasil

Yves Besse, presidente da Abcon, estabelece um paralelo entre a situação do setor em SC e no Brasil, além de falar sobre o papel das empresas privadas na universalização dos serviços de água e esgoto

Menos de 10% dos municípios de Santa Catarina têm rede de esgoto, o que coloca o estado bem abaixo da média nacional (que é de 56%) e em último lugar em relação à região Sul do país. Utilizando Santa Catarina como exemplo, Yves Besse, diretor-presidente da Abcon (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) participa do 1º Senágua com palestra sobre o impacto de um serviço de saneamento básico na saúde pública, na qualidade de vida e o papel das empresas privadas na universalização dos serviços de água e esgoto. O evento acontece dia 6 de outubro, às 9h, no CentroSul, em Florianópolis. O 1º Senágua vai de 5 a 7 de outubro.

Em Água: Saúde = Qualidade de Vida, Besse alerta que somente 560 mil catarinenses possuem esgoto em suas casas, sendo que no Paraná e no Rio Grande do Sul este número chega a mais de 4 milhões e 2,5 milhões de habitantes, respectivamente. Em sua apresentação, ele irá explicar por que Santa Catarina precisa de R$ 20 bilhões de investimento para solucionar seus problemas de saneamento básico até 2020.

Besse também vai traçar o panorama da situação do saneamento básico no país, o seu impacto no desenvolvimento, além de apresentar cases de sucesso nas parcerias público privadas na área da infraestrutura.

O evento
O Senágua (Seminário Nacional de Água e Desenvolvimento) tem como objetivo discutir e refletir sobre a gestão da água e a sua relação com o território (paisagens, aspectos institucionais, participação e comunicação social, saúde pública, tecnologia, desenvolvimento econômico e bem estar social). Além de demonstrar os aspectos de sustentabilidade dos modelos de gestão dos recursos hídricos e a mobilização da sociedade sobre estes novos paradigmas.

Serviço:
Palestra Água: Saúde = Qualidade de Vida
Yves Besse
Presidente da Abcon
06/out – 9h
CentroSul
Florianópolis, SC

(Bete Leandro, O Barriga Verde, 06/10/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Paulo Valente Ferreira Neto disse:

    O seneamento e’ dito como basico , porem nao corresponde a nossa realidade .

    Oque e’ feito com os recursos de impostos
    adquiridos ?

    Por que o basico e’ so no nome?

    Temos que desbanalizar o banal..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *