Circo para ver e participar
08/10/2009
Defesa Civil e Floram vistoriam casas em situação de risco em morros de Florianópolis
08/10/2009

Floripa será contemplada com recursos do PAC para revitalização do centro histórico

Forum de Revitalizacao do Centro Historico de FlorianopolisPor iniciativa do Fórum de Revitalização do Centro Histórico — composto por um grupo de entidades da qual a Associação FloripAmanhã faz parte — Florianópolis agora faz parte do programa de recuperação de centros históricos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal.

Forum de Revitalizacao do Centro Historico de FlorianopolisPor iniciativa do Fórum de Revitalização do Centro Histórico — composto por um grupo de entidades da qual a Associação FloripAmanhã faz parte — Florianópolis agora faz parte do programa de recuperação de centros históricos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal. Os documentos para a efetivação da inscrição no PAC foram entregues por representantes da Secretaria Municipal de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável ao IPHAN nesta terça (07/10).
Os documentos para a efetivação da inscrição no PAC foram entregues por representantes da Prefeitura ao IPHAN nesta terça (07/10).
O montante de recursos a ser liberado para melhorias no centro da capital depende do detalhamento do projeto, a ser definido pelo IPHAN de acordo com as demandas existentes. O Fórum optou por inscrever no PAC a área central que compreende as regiões da Alfândega e do Terminal Cidade de Florianópolis (desativado) até a Avenida Hercílio Luz.
As principais necessidades desta área, segundo diagnóstico do Fórum de Revitalização, consistem em melhoria na pavimentação, despoluição visual (limpeza das ruas; adequação das placas e cartazes de acordo com os padrões aprovados pela Prefeitura), disponibilização de equipamentos públicos, melhoria do mobiliário urbano, cuidado com o meio ambiente e preservação do patrimônio histórico. O diagnóstico foi elaborado sob a coordenação do professor César Floriano, com alunos de arquitetura da Universidade Federal de Santa Catarina, com apoio da CDL para formatação dos dados.
O Fórum de Revitalização do Centro Histórico conta com um grupo articulador composto pela Associação FloripAmanhã, CDL, Fundação Catarinense de Cultura, IPUF e IPHAN/SC. Também compõem o Fórum: AAPLuz, ACAP, ACIF, ADM. Mercado Público, ASBEA, Associação Teatro Gesto Cena II, Banco do Brasil, CELESC, Cinemateca Catarinense, FAPASC, FLORAM, Fundação CASAN (FUCAS), Fundação Franklin Casces, Gabinete PMF, Gov. do Estado, GRPU SC, IAB-SC, ICOM, IGEOF, Inst. De Pequisas Ecológicas, IPE- Instituto de Pesquisa Ecológica, IPUF/SEPHAN, Lojas Koerich, Mercado Público, MONATRAN, Mostra Cinema Infantil, OCA, Orth Produções, Palavra Comunicação, Patrimônio da União, PMF – IPUF Ger. De Projetos, PMF – Sec. Finanças e Planejamento, PMF – SUSP, Prodoctor, Projeto Aroeira, RIC RECORD, SANTUR, SEBRAE, Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Secretaria. do Estado de Administração, SENAC Social, SETUR, Sindicato dos Arquitetos, SME/PMF, SOL – Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, SUSP, TAC, Teatro Jabuti/Gesto, UDESC, UFSC.
Conheça alguns pontos do diagnóstico do centro histórico que vai servir de base para as melhorias com recursos do PAC:
Renovação paisagística:
• mobiliário urbano: bancos, lixeiras, mesas, cadeiras, guarda sol;
• iluminação;
• pavimentação garantindo a acessibilidade;
• obras de arte;
• esculturas;
• programação visual e marco referencial.
Uso do solo:
• Lei de incentivo fiscal para o setor hoteleiro, albergues, pousadas, residenciais estudantis e ateliê de artistas;
• Lei de incentivo para inserção de serviços culturais como livrarias, escolas de arte, galerias de arte, sebos e vendas de artesanato;
• Incentivar a inserção de bares e restaurantes noturnos.
Zoneamento da área:
• Setor cultural da Vitor Meireles com transformação em atividades culturais e comércio cultural;
• Setor comercial e especial Rua Tiradentes e João Pinto (feira livre);
• Setor de lazer Rua Antônio Luz (restaurantes, cafés, casas noturnas com ocupação do passeio público criando uma dinâmica no local);
• Passeio das artes: Av. Hercílio Luz como passeio das artes (obras de arte públicas, feiras de culinária e atividades musicais);
• Mercado Novo: Direto do Campo; Camelôs; Mercado Popular e Rua 24 horas.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *