Secretário de Habitação e Saneamento Ambiental participa de Seminário
05/10/2009
Cidade, Cultura, Cidadania
05/10/2009

FCC oferece oficinas gratuitas de capacitação em patrimônio cultural

Oficina de Preservacao do Patrimonio Documental ministrada em 2008 por Idemar Ghizzo em Chapecó

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), através do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC) promove em Orleans, entre 07 e 09 de outubro, a Oficina de Capacitação em Patrimônio Cultural. Os temas “Noções de Conservação e Restauro de Documentos” e “Estudos de Público em Museus” serão abordados pelos museólogos Idemar Ghizzo e Adriana Mortara respectivamente.

O evento tem por objetivo possibilitar a capacitação em gestão cultural e a inclusão sócio-cultural. As oficinas se destinam a profissionais de museus memorais, bibliotecas, casas de cultura, áreas de educação, gestores culturais e acadêmicos de áreas afins. Segundo a coordenadora do SEM/SC, Marli Fávero, as oficinas são fundamentais para atualizar o conhecimento e desenvolver noções importantes em museologia. “Um museu é mais que um acervo em um espaço. O profissional precisa saber catalogar, manusear e distribuir as obras em uma exposição. Isso sem contar a restauração, as estatísticas de acesso e as medidas de segurança”, comenta Marli.

As oficinas de capacitação existem desde 2005 e são realizadas em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Este ano, as cidades de Ibirama e Porto União já sediaram oficinas. Ao longo de outubro, será a vez de Orleans, São José e Caçador.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site da FCC. As vagas são limitadas e os participantes receberão um certificado com carga horária de 20h.

SERVIÇO

O quê: Oficinas de Capacitação em Patrimônio Cultural

Onde: Orleans/SC

Quando: 7 a 9 de outubro de 2009

Local: Centro de Vivências do Museu Ao Ar Livre de Orleans

Quanto: Gratuito

(FloripaNews, 05/10/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *