Salto à frente no turismo
30/10/2009
Edital Elisabete Anderle tem nova data
03/11/2009

Diabetes: educação e prevenção

Dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. Essa data foi escolhida por ser o dia no nascimento de Frederick Banting. Ele e Charles Best foram os responsáveis pela descoberta da insulina.

Para chamar a atenção para o problema e levar para o debate tudo o que envolve a doença, a International Diabetes Federation (IDF) realiza centenas de atividades pelo mundo inteiro, apoiada pelas entidades filiadas, entre elas, a Sociedade Brasileira de Diabetes e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. O Dia Mundial tem o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e, recentemente, da ONU (Organização das Nações Unidas).

As campanhas de esclarecimento têm o objetivo de informar o público sobre as causas, sintomas, complicações e tratamentos do diabetes. A data conscientiza todos – crianças e adultos, profissionais de saúde, formadores de opinião e mídia – e serve como um importante lembrete para o aumento da incidência do diabetes. Muitas entidades e associações promovem eventos educativos para chamar a atenção para a importância do tratamento em diabetes e do diagnóstico precoce. Entretanto, é bom lembrar que as ações não se resumem ao dia 14.

A cada ano, um tema é definido pela IDF para ser divulgado. Em 2009, o foco será “Diabetes: Educar para Prevenir”. A campanha quer chamar a atenção de quem está envolvido direta ou indiretamente nos cuidados com diabetes. É um alerta para implantar estratégias eficientes e políticas de prevenção e de monitoramento do diabetes para resguardar a saúde dos cidadãos com diabetes e daqueles que possuem risco de ter.

Os objetivos da campanha do Dia Mundial são de conscientizar sobre o aumento de casos de diabetes tipo 1 e tipo 2 em jovens e ressaltar a importância do diagnóstico precoce e de educação em diabetes. Isso ajudaria a reduzir complicações crônicas e salvar vidas.
Em Santa Catarina, a campanha é promovida pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Santa Catarina nas cidades de Blumenau, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Lages, Rio do Sul e São Bento do Sul. Em anexo encaminhamos a programação prévia da campanha em cada uma delas.

(SBEM, 30/10/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *