Um prédio de R$ 25 milhões
02/10/2009
Andrea Bocelli vem à Capital
02/10/2009

Desencontro na segurança

A moção de repúdio divulgada, na quarta-feira, por delegados de polícia a um discurso proferido pelo comandante da Polícia Militar de Santa Catarina, durante evento realizado no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da corporação, provocou uma situação de crise e tensão no sistema de segurança pública do Estado. Neste jogo de vaidades feridas, interesses contrariados e atribuições confusas e conflitantes, não há e não haverá vitoriosos, mas apenas um derrotado: o cidadão catarinense, que clama por mais segurança, enquanto o crime e a violência correm à solta nas ruas, e enquanto os funcionários cuja missão é servi-lo e defendê-lo entregam-se a um bate-boca inócuo e denotam incapacidade para superar suas divergências pelo diálogo de suas lideranças e sem arranhar a disciplina.

Sugere, ainda, o episódio, que está faltando uma voz forte e autorizada para chamar esses funcionários à razão, e manter a disciplina e o bom senso essenciais ao adequado funcionamento deste importante setor do serviço público. Datam de mais tempo as diferenças que passaram a dividir as polícias Civil e Militar do Estado. Devem-se elas não apenas a supostos choques de competência, mas também a reivindicações salariais e funcionais frustradas. Também as guardas municipais – ao menos as de Florianópolis e de São José – participam como coadjuvantes do imbróglio, cujo ponto culminante foi atingido com o discurso do coronel-comandante da PM e a moção de repúdio dos delegados da Polícia Civil.

Repita-se, para ficar bem claro: a condição de policial, seja militar ou civil, a ninguém outorga privilégios, ao contrário, confere a esses servidores responsabilidades cujo cumprimento exige sacrifícios e impõe riscos. Além disso, como todos os demais funcionários públicos, também estes devem dedicação e trabalho à cidadania, que paga seus salários com os tributos – eles não são leves nem poucos – que recolhe. E é a cidadania que condena este procedimento e quer ver, o quanto antes, o fim da esdrúxula e perigosa situação agora criada.

Quase todas as estatísticas referentes à criminalidade no Estado estão em ascensão, dos furtos no comércio e dos roubos de veículos ao tráfico de drogas e aos homicídios. A banalização da violência atingiu o paroxismo nesses tempos em que as relações humanas são cada vez mais pautadas por toda a sorte de apelos consumistas, e nos quais os piores exemplos vêm de cima, num quadro de corrupção epidêmica e de degradação dos valores e das instituições. A cidadania precisa ser defendida, neste cenário ameaçador, por aqueles que têm a obrigação constitucional de fazê-lo, com dedicação integral. Há maneiras bem mais eficientes e civilizadas de aplainar eventuais diferenças entre as corporações policiais.

(Editorial, DC, 02/10/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. monica disse:

    Nao se ve mais policiais fazendo rondas, a prevencao ainda eh a melhor estrategia. Nao ha investimento na seguranca, os policiais estao, em sua maioria, em cargos burocraticos comissionados.A proprocao entre populacao e numero de policiais diminuiu,as leis nao sao mais cumpridas, para que existem leis, se nao ha policia para exigir que se cumpram? A populacao esta se armando mais, e justica comeca a ser feita com as proprias maos. Eh o inverso da civilizacao, do desenvolvimento. Os proprios policiais cometem infracoes, nao dao o exemplo,e, pior, se omitem e fazem pouco caso nas transgressoes das quais somos vitimas,minimizando-as.Quando chamamos, ha sempre algum evento mais importante para ser atendido.Mas ha policiais nos jogos de futebol do bairro.Que piada! Estamos abandonados no meio dessa briga de egos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *