Mostra de Soluções Tecnológicas para a Capital da Inovação
02/10/2009
Agenda de 05 a 11 de outubro de 2009
02/10/2009

Condições das águas de SC serão apresentadas em seminário na segunda-feira

As condições dos recursos hídricos de Santa Catarina serão apresentadas em seminário sobre Tecnologias Sociais para Gestão da Água, que será realizadona segunda-feira, 5/10, no auditório da Engenharia de Produção da UFSC. O evento acontece entre 8h30min e 12h30min, é gratuito e aberto à comunidade. No encontro serão mostrados os resultados do projeto Tecnologias Sociais para Gestão da Água (TSGA), desenvolvido em Santa Catarina desde junho de 2007.

Em municípios das regiões Sul, Oeste e Serra Catarinense, a população local foi instruída por profissionais a usar os recursos hídricos de forma sustentável. Também foram reforçados métodos de planejamento e gestão de bacias hidrográficas. Tudo isso a partir da disseminação de tecnologias sociais específicas para cada área – como compostagem, reciclagem, aproveitamento da água das chuvas – e da idéia de governança da água, dando condições para que as comunidades pudessem implementar as políticas e para que elas próprias determinassem as suas necessidades futuras.

As atividades envolvem setores produtivos, poderes públicos e representantes da sociedade civil, além de pesquisadores, extensionistas, estagiários, bolsistas de mestrado e doutorado e professores das redes municipal e estadual. No evento, os participantes terão a oportunidade de contar como foi a experiência vivenciada ao longo do projeto e falar das demandas identificadas a partir dos temas tratados no TSGA.

Durante o processo, cartilhas explicando as etapas do que estava sendo tratado na região e tratando da importância dessa metodologia foram distribuídas às comunidades. Periodicamente um balanço dos objetivos alcançados é feito em seminários de resultado.

A iniciativa surgiu da união, aproveitamento e aprofundamento de experiências desenvolvidas por instituições públicas catarinenses nas regiões de atuação do projeto. Os trabalhos estão relacionados a diagnóstico, avaliação, tratamento, prevenção e redução da poluição hídrica, e a modelos e estratégias de conservação da natureza, com a participação da sociedade.

O projeto TSGA é uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Suínos e Aves). O TSGA é realizado com patrocínio do Programa Petrobras-Ambiental e sob a gestão financeira da Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu).

Sobre o projeto

As ações do projeto Tecnologias Sociais para Gestão da Água atendem a particularidades de cada região. Em Orleans, na Comunidade do Barracão, o saneamento básico rural foi tratado em escolas com professores, com a montagem de um piloto de tratamento de esgoto, e alunos, através de educação ambiental e noções de reciclagem. As tecnologias sociais direcionadas à comunidade foram potabilizador solar, filtração em margem, tanque séptico, tratamento por zonas de raízes e outras.

Na cidade de Braço do Norte, o destaque foi o envolvimento da população com as estratégias locais relacionadas à suinocultura. A atividade produz uma carga poluidora equivalente a 25 milhões de habitantes, e somente 15% desses dejetos recebem tratamento adequado. Ajudando a diminuir a poluição das águas e proteger o meio ambiente, os suinocultores foram orientados a usar um Modelo de Sistema de Manejo dos Dejetos, se apropriando de tecnologias sociais como racionalização do uso da água, armazenamento dos dejetos, utilização de biodigestores, entre outras. Já em Concórdia, foram realizadas ações preventivas a estiagens, incentivando o aproveitamento da água da chuva.

Segundo dados do programa, a plantação de arroz é responsável por 80% a 90% da demanda de água total da região da Bacia do Rio Araranguá. Para reduzir a quantidade de água consumida, foi proposta a irrigação contínua, em substituição à irrigação por inundação usual. A adoção da medida pelos rizicultores economizaria 53.100 m³ de água por safra, suficiente para abastecer a população da bacia por mais de dois anos. O cultivo do arroz orgânico também foi incentivado.

Na bacia do Rio Canoas, em Urubici, tecnologias de governança de território foram reforçadas com o objetivo de preservar a zona de recarga direta do Aqüífero Guarani. Os trabalhos na região impulsionaram a comunidade a identificar suas próprias necessidades, o que resultou na criação de um Termo de Referência sobre saneamento municipal e outros dois esboços para possíveis termos, sobre turismo educativo e preservação de araucárias.

Essas e outras iniciativas do projeto colaboram para disseminar práticas de produção e saneamento do meio rural como tecnologias sociais, com foco no uso sustentável da água, aumentando a capacidade de gestão local de comunidades de bacias hidrográficas em Santa Catarina.

Mais informações pelo telefone (48) 3232-7816 ou pelo site www.tsg.agua.ufsc.br.

(Tifany Ródio, Agecom, 02/10/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *