O que falta para o futuro
26/10/2009
Negócio antes do diploma
26/10/2009

Algumas empresas de tecnologia mal nasceram, não têm mais do que um plano de negócios. Outras já deixaram a incubadora para andar, e rápido, com as próprias pernas. Todas elas terão uma chance de ouro esta semana, de entrar em contato com potenciais investidores e formadores de opinião de nível global. Durante cinco dias, Florianópolis estará no centro do debate mundial da indústria do conhecimento.

O Costão do Santinho Resort receberá, entre segunda e sexta-feira, o 19º Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e o 3° Fórum Global infoDev de Inovação e Empreendedorismo, organizado pelo Banco Mundial e realizado pela primeira vez fora da Índia. Esse fórum, inicialmente planejado para Brasília, em maio, acabou na Capital catarinense por decisão do próprio banco.

Para José Eduardo Fiates, também líder temático da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a ideia central é apresentar e debater iniciativas que estão promovendo o desenvolvimento, além de identificar o papel das incubadoras e parques tecnológicos nesta agenda e replicar esses modelos para outros países. Ele lembra que, em 1993, o mesmo seminário teve 150 participantes na Capital e foi considerado um sucesso. Hoje, a previsão é reunir 1 mil pessoas de mais de 60 países.

Para o presidente da Anprotec, Guilherme Ary Plonski, os eventos representam a chance de inserção internacional não só de Santa Catarina, mas do Brasil, aproveitando o bom momento do país no cenário global.

A abertura oficial será às 19h do dia 27, terça-feira, com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende (ou seu representante) e do diretor do Banco Mundial no Brasil, Makhtar Diop. Mas já na segunda-feira, como atividades pré-conferência, serão realizados treinamentos e painéis sobre financiamento para incubadoras e estratégias de cooperação internacional.

A programação completa inclui mini-cursos, workshops, encontros, reunião de negócios, visitas técnicas, assembleias e a entrega da 13ª edição do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador. Mais informações e inscrições no site: www.gf-bns.net.

(DC, 25/10/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *