Votação da mesa da Comissão Especial do Código Ambiental será nesta terça
07/10/2009
Cursos qualificam os candidatos
07/10/2009

35 mil vagas até dezembro

Quem está de olho na seção de empregos pode se preparar para disputar uma das 35 mil vagas temporárias que serão abertas em SC. Comércio, serviços, bares, restaurantes e hotéis começam a contratar para a movimentação de final de ano e alta temporada de verão.

Os empresários do setor de bares e restaurantes esperam abrir 10 mil novas vagas em todo o litoral catarinense. Em média, há um incremento de 20% no número de vagas durante o verão, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Santa Catarina (Abrasel).

– O Estado sofreu um forte impacto no último verão. Esperamos que a próxima temporada seja melhor – diz o presidente Ézio Librizzi.

Os estabelecimentos já começam a abrir seleção para vagas de trabalho. O restaurante Maurílio II, na Praia da Joaquina, oferecerá 16 oportunidades de emprego; seis para a cozinha e 10 para garçons. O mesmo acontece no restaurante Canto do Mar, nos Ingleses, que abrirá 18 vagas.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), João Eduardo Moritz, diz que a rede hoteleira do Estado abrirá o mesmo número de vagas do ano passado, ou seja, 5 mil empregos temporários.

– Cerca de 20% deste pessoal é efetivado depois da temporada.

Contratação será menor no comércio este ano

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC) anuncia a geração de 20 mil vagas. O número é 20% menor do que os empregos criados no ano passado, quando foram 25 mil empregos temporários. A justificativa passa pelos números negativos do setor acumulados no ano: retração de 6,76% em relação aos primeiros oito meses de 2008.

– Em 2008, nesta época, o comércio registrava crescimento de 8% nas vendas. Neste ano, estamos no vermelho – diz Sergio Medeiros, presidente da entidade.

A CDL de Florianópolis espera queda de 10% a 15% em comparação ao mesmo período do ano passado. Serão abertas 2,5 mil vagas, segundo o presidente da CDL, Osmar Silveira.

(DC, 07/10/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *