Floram e Comcap atendem solicitação de comunidade
09/09/2009
Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura
10/09/2009

Dois corpos que caem

Companhia francesa Un Loup Pour L’homme se apresenta no Teatro Gov. Pedro Ivo, na Capital

Com um salto no ar, o bailarino se projeta para cima do companheiro deitado, que o segura com braços levantados e retos, num improvável equilíbrio de tirar o fôlego de quem vê. Tapas e chutes são alternados com toques suaves e carinhos. São movimentos da companhia francesa Un Loup Pour L’homme, que apresenta hoje, na Capital, o espetáculo Appris Par Corps.

A coreografia é desempenhada pela dupla Alexandre Fray e Fréderic Arsenault, que pela primeira vez faz turnê pelo Brasil. Oriundos de escolas de circo, esporte e dança, os bailarinos desempenham uma performance acrobática no palco. A coreografia trata de dois corpos masculinos em um confronto que oscila entre a violência e a suavidade de forma ambígua. É a vontade de se fundir no outro e a tentação de escapar da imposição do vínculo.

Esta é a primeira vez que a dupla se apresenta no Brasil, numa promoção da Aliança Francesa. O grupo chegou em 1º de setembro e já passou por Brasília, Porto Alegre e Caxias do Sul. Depois de Florianópolis, a companhia segue para Curitiba, Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.

Formação acrobática em escolas de circo

Foi em 2005, na região de Pas-de-Calais, na França, que surgiu a companhia Un Loup Pour L’homme. Alexandre e Fréderic eram então acrobatas que resolveram montar um trabalho próprio e paralelo ao de intérpretes em outros grupos. Ambos estudaram em escolas superiores de circo, cada um em seu país de origem. Fréderic é canadense e Alexandre, francês.

Ao formar o Un Loup Por L’homme, atenderam a uma necessidade de busca pessoal focada em acrobacias e rumo ao projeto de criação da coreografia Appris Par Corps. Para a criação, aproveitaram diversas leituras sobre esporte, o corpo e o sentido do movimento.

O espetáculo tem 50 minutos de duração, com direção de Arnaud Anckaert, cenografia de Frantz Loustalot, trilha sonora de Hervé Herrero, coreografia de Mathilde Van Volsem e figurino de Flora Loyau.

(DC, 10/09/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *