Revitalização das margens dos rios vai demorar
26/08/2009
Proteção dos mananciais
27/08/2009

Vargem do Bom Jesus reivindica urbanização e segurança

O bairro, que fica no caminho dos Ingleses, convive diariamente com muitos problemas, entre eles o trânsito da SC-403.

A colocação de um túnel, passarela, ciclovia e calçadas na SC-403, na altura da subida do Morro do Maurício, são a principal reivindicação da população da Vargem do Bom Jesus, garante o presidente da associação de moradores do bairro, Luiz Gregório Martins. Com o grande movimento de crianças que se deslocam para as escolas da região, principalmente a Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz, os atropelamentos e mortes são constantes, pois os alunos atravessam a pista e andam às margens da estrada. “A comunidade já fez diversos protestos, inclusive fechando a pista e queimando pneus”, lembra Gregório Martins.

Ele explica que, para as obras serem realizadas, é necessário a prefeitura ter a iniciativa de apresentar a solicitação e fazer uma parceria com o Departamento Estadual de Infra-Estrutura (Deinfra), que cuidará da execução das obras. O presidente da associação dos moradores diz que a entidade deverá ter uma reunião com o Deinfra para discutir o assunto, em data ainda a ser marcada. Outra reivindicação considerada essencial pela comunidade também visa beneficiar em especial as crianças. Está sendo pedida a criação de uma área de lazer no bairro, com quadras esportivas e uma sede para a associação, que permita ainda realizar eventos e festas em benefício dos moradores. Gregório Martins conta que existe uma área da prefeitura, com cerca de quatro mil metros quadrados, e a associação está negociando com o poder público municipal para poder utilizar esse terreno. “Devemos ter um projeto pronto para encaminhar à Câmara de Vereadores em agosto ou setembro”, estima.

A segurança pública também é uma preocupação crescente da comunidade. O presidente da associação de moradores lembra que o problema da criminalidade atualmente está em toda parte, mas acredita que seja necessário um policiamento mais presente, com rondas permanentes. “Nós fazemos parte do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Canasvieiras, mas isso não resolve o problema”, explica Gregório Martins. Uma das razões para o aumento desse problema, lembra ele, é o crescimento desordenado do bairro, que já conta com cerca de seis mil moradores. O Rio Papaquara, que nasce na Vargem, vem sofrendo forte assoreamento, com a ocupação e o esgoto sendo jogado nas suas águas. O presidente da associação de moradores conta que a água vem dos morros e não há canalização suficiente para dar vazão ao volume, o que provoca constantes alagamentos. A comunidade reivindica que o bairro tenha ligação com a rede coletora de esgoto que está sendo construída em Ingleses.

Na área da saúde, Gregório Martins diz que a população deseja ter um posto de saúde, mas mais importante é ter atendimento médico com plantão 24 horas. “A região tem postos de saúde, policlínica e Pronto Atendimento, mas quando você vai procurar atendimento, não encontra médico”, alerta o presidente da associação de moradores.

(Alexandre Winck, Jornal Folha do Norte da Ilha, 26/08/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *