Terminal atual prejudica o turismo de SC
11/08/2009
Inclusão digital
11/08/2009

Aeroporto da Capital ficará como está na temporada de verão
Um dos principais destinos turísticos do país, Florianópolis vai passar mais um ano sem que o novo Aeroporto Hercílio Luz saia do papel. Como a movimentação de passageiros no primeiro semestre de 2009 caiu 12,71% em relação ao mesmo período do ano passado e o terminal foi ampliado em 1 mil metros quadrados, o gargalo foi parcialmente resolvido, alega a Infraero.
O assessor da estatal em Florianópolis, Ricardo Diestel May, afirma que as propostas do projeto executivo do novo terminal, enviadas até 27 de julho segundo o edital lançado em junho, estão em processo de análise de recurso jurídico. Mas os prazos não mudaram, e, pelo cronograma, o início das obras está previsto para agosto de 2010, e a conclusão, para junho de 2012.
– Em abril, concluímos a ampliação das salas de embarque e desembarque, com 1 mil metros quadrados, em placas termo-acústicas. Foram feitas, também, as ampliações do estacionamento público e da frota de ônibus para transporte entre pátios, implantação do novo sistema informativo de voo, revitalização da sinalização horizontal e dos sistemas de som e de ar condicionado e pintura do terminal de passageiros.
O aeroporto já opera acima da sua capacidade em horário de pico, de 980 mil passageiros por ano. Em 2008, foram 2,08 milhões de passageiros, com aproveitamento de horários alternativos, como as madrugadas. Apesar de receber mais do que o dobro da sua capacidade, o Hercílio Luz registrou queda no fluxo de passageiros. No primeiro semestre deste ano, o movimento foi 12,71% menor, de acordo com os dados disponíveis no site da Infraero. Segundo May, a retração foi muito mais expressiva na última temporada de verão.
– O aeroporto processou 41,63% menos passageiros em relação à temporada 2007-2008, e a queda foi de 35,06% nos voos internacionais de 1º de dezembro de 2008 a 31 de março de 2009.
Ele garante que, com a ampliação feita nas salas de embarque e desembarque e as melhorias implementadas, os passageiros do aeroporto internacional da Capital terão mais conforto ao utilizarem o terminal.
– A superintendência está trabalhando novas propostas de ambientação junto à Secretaria de Turismo a fim de proporcionar a melhor acolhida possível aos passageiros e usuários.
(DC, 11/08/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *