Prefeito solidifica construção do Plano Diretor Participativo
10/08/2009
Três baleias são avistadas neste domingo em Florianópolis
10/08/2009

As praias do Santinho e Mole, duas das três praias-piloto de Florianópolis inscritas no programa Bandeira Azul, não podem mais concorrer em 2009 a esta certificação internacional de qualidade sócio-ambiental. Jurerê Internacional continua no programa este ano e está perto de ser a primeira praia da Ilha de Santa Catarina a obter a Bandeira Azul.

Segundo Marinez Scherer, do Intituto Ambiental Ratones (IAR), coordenador do programa Bandeira Azul no Brasil, o prazo final para a regularização dos bares nas orlas destas duas praias encerrou na sexta-feira (07/08) e, no sábado, o documento foi apresentado para a FEE, que dirige o programa em todo o mundo.

Segundo Scherer, este prazo foi prorrogado diversas vezes. “Mas chegamos ao prazo limite do limite”, explica. A regularização doa bares compete à Prefeitura Municipal de Florianópolis. “Continuamos à disposição para ajudar no que for necessário para que a Praia do Santinho chegue a Certificação Bandeira Azul na temporada 2010/2011”, completa.

Marinez Scherer ressalta ainda que “os trabalhos realizados nesse ano serão um ótimo teste da praia durante a temporada, podendo o município realizar os ajustes que se fizerem necessários para que no próximo ano a Bandeira seja uma conseqüência das boas práticas em gestão de praias de Florianópolis”.

A maioria dos 29 critérios foram cumpridos pelo Santinho, através da FloripAmanhã e profissionais parceiros. “Mas tem uma parte que só cabe ao poder público, que é a regularização dos bares, por exemplo. Cobramos, mas não foi feito. Vamos esperar o próximo ano”, salienta Zena Becker, presidente da FloripAmanhã.

As praias do Santinho e Mole podem se candidatar para a próxima temporada 2010/2011 e pulam a etapa inicial, de praia-piloto, já que têm boa parte dos critérios cumpridos.

Para incentivar as praias do Santinho e Mole a continuar no programa, o IAR expediu na manhã de segunda-feira (10/08) uma menção elogiosa ao município de Florianópolis em relação ao trabalho de melhoria ambiental e de desenvolvimento sustentável já realizado nestas praias.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *