Edital de restauração do Casarão da ABS
14/08/2009
Baleia será estudada em laboratório
14/08/2009

MIDI Tecnológico completa 11 anos

A incubadora MIDI Tecnológico, de Florianópolis, completa 11 anos nesta sexta-feira, 14 de agosto, e pode comemorar muitas conquistas nesses anos de história. Uma delas foi obtida em 2008, quando o MIDI foi escolhido a melhor incubadora de base tecnológica do Brasil pelo Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC). O MIDI é mantido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (SEBRAE-SC) e administrado pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE)

“Esse resultado de sucesso só foi possível graças a dedicação constante da equipe do MIDI, da ACATE, do SEBRAE-SC para cumprir o objetivo da incubadora de prestar serviços de incubação a Empreendimentos de Base Tecnológica que têm como principal insumo os conhecimentos e as informações técnico-científicas”, avalia a coordenadora da incubadora, Jamile Sabatini Marques. “O sucesso da trajetória do MIDI também foi determinado pela qualidade das empresas e dos empreendedores que passaram pela incubadora. O sucesso de uma incubadora nada mais é do que o reflexo do sucesso de seus incubados”, ressalta Jamile.

Outra importante conquista da incubadora foi obtida este ano, quando o MIDI foi autorizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para receber incentivos previstos na Lei de Informática. “Com essa autorização, a expectativa é atrair grandes contratos para a incubadora e impulsionar o crescimento das empresas incubadas”, afima a coordenadora da incubadora.

O MIDI já apoiou o nascimento de 42 empresas, hoje denominadas empresas graduadas. Em fase de incubação, estão outros 15 empreendimentos, que são as incubadas residentes e há ainda quatro virtuais. A incubação virtual é um modelo que tem permitido ao MIDI ampliar o seu leque de atendimento, pois, por meio dele os empreendimentos não ficam instalados fisicamente na incubadora, mas recebem consultorias e têm acesso aos demais benefícios oferecidos.

Na incubadora, as empresas recebem consultorias de marketing, recursos humanos, administrativa, de plano de negócios, jurídica e assessoria de imprensa. Outro benefício é a filiação automática à ACATE e à Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), com isenção de taxa de associação durante o período de incubação. A incubadora oferece ainda salas entre 21 e 55 metros quadrados, telefone, móveis de escritório e estrutura para reuniões, biblioteca, equipamentos de hardware, sala de reuniões e multimídia e serviços diversos.

Processo seletivo – O MIDI Tecnológico está com processo seletivo aberto para incubar empresas nascentes de base tecnológica, na modalidade de incubação virtual. As inscrições para se candidatar a uma vaga vão até o dia 20 de agosto.

Um pouco de história – O nome “MIDI” nasceu do conceito de Microdistrito Industrial, adequado à geografia urbana e à estrutura sócio-econômica da Ilha de Santa Catarina e de outros municípios de Santa Catarina. A incubadora possui hoje uma área física total de mil metros quadrados, com capacidade para abrigar, via processo seletivo público e periódico, 15 empresas incubadas na modalidade de residentes, que, depois de passarem pelo processo de incubação, em média por dois anos, são denominadas empresas graduadas.

(Acate, 14/08/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *