Zeula Soares recebeu o 3º Troféu Isnard Azevedo no domingo e grupo paulista reclamou da organização
Com a voz embargada pela emoção, a atriz Zeula Soares agradeceu a homenagem recebida pela organização da 16ª edição do Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo, na noite de domingo. Em seguida, o espetáculo Comédia do Trabalho, da Companhia do Latão (SP) encerrou o festival no Teatro Governador Pedro Ivo, na Capital, com outra homenagem: do próprio grupo teatral ao ator Ney Piacentini, que há 25 anos não pisava num palco de Florianópolis, onde começou a carreira.
O 3º Troféu Isnard Azevedo, concedido a pessoas com reconhecida colaboração para o teatro da cidade, foi surpresa para Zeula, que estava há dois anos sem atuar.
– Por essa, eu não esperava, me rever ali – afirmou a atriz, ao assistir imagens de apresentações suas no telão, ao som da Nona Sinfonia de Beethoven. Zeula finalizou seu agradecimento lembrando que é nas coisas simples que encontra grandeza e dividiu o prêmio com todos que amam e fazem teatro.
Esta edição do Festival Isnard de Azevedo, que se realizou por 13 dias em tendas espalhadas pela Capital, foi considerada recorde. Foram 32 grupos em 138 atrações, que envolveram 193 artistas, sem contar as 30 oficinas e agendas especiais, como o lançamento do Almanaque Off-Sina 21 anos, a palestra de Ney Piacentini sobre o Panorama do Teatro Brasileiro Contemporâneo e o 2º Encontro do Teatro de Rua da Região Sul.
No encontro foi produzido um documento redigido pela Rede Brasileira de Teatro de Rua e assinado por 182 profissionais e grupos teatrais, que manifesta-se “contra a portaria da atual gestão da prefeitura de Florianópolis que proíbe a atividade de artistas-trabalhadores no espaço público aberto da referida cidade”. Para os signatários, a portaria “é arbitrária e fere a Constituinte Brasileira – dos Direitos e Garantias Fundamentais, Capítulo I dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos no Parágrafo IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.
O grupo paulista Buraco D’Oráculo encaminhou uma carta à coordenadoria geral da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, afirmando que ficaram surpresos por não realizarem nenhuma apresentação em espaço aberto, já que estavam inscritos na categoria “teatro de rua”. O grupo acredita que espetáculo A Farsa do Bom Enganador não pode ser desenvolvido “de maneira adequada” e que a configuração do espaço interferiu esteticamente no trabalho. Eles também não teriam sido atendidos nas suas reivindicações pela produção das tendas nas quais se apresentaram.
(Alícia Alâo, DC, 25/08/2009)
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 meses | Este cookie é definido pelo plugin GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analíticos". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 meses | Este cookie é definido pelo plugin GDPR Cookie Consent. Os cookies são usados para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessários". |
viewed_cookie_policy | 11 meses | O cookie é definido pelo plugin GDPR Cookie Consent e é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
collect | sessão | Usado para enviar dados ao Google Analytics sobre o dispositivo e o comportamento do visitante. Rastreia o visitante através de dispositivos e canais de marketing. |
CONSENT | 2 anos | O YouTube define este cookie através dos vídeos incorporados do YouTube e regista dados estatísticos anônimos. |
iutk | 5 meses 27 dias | Este cookie é utilizado pelo sistema analítico Issuu. Os cookies são utilizados para recolher informações relativas à atividade dos visitantes sobre os produtos Issuuu. |
_ga | 2 anos | Este cookie do Google Analytics registra uma identificação única que é usada para gerar dados estatísticos sobre como o visitante usa o site. |
_gat | 1 dia | Usado pelo Google Analytics para limitar a taxa de solicitação. |
_gid | 1 dia | Usado pelo Google Analytics para distinguir usuários e gerar dados estatísticos sobre como o visitante usa o site. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
IDE | 1 ano 24 dias | Os cookies IDE Google DoubleClick são usados para armazenar informações sobre como o usuário utiliza o site para apresentá-los com anúncios relevantes e de acordo com o perfil do usuário. |
mc .quantserve.com | 1 ano 1 mês | Quantserve define o cookie mc para rastrear anonimamente o comportamento do usuário no site. |
test_cookie | 15 minutos | O test_cookie é definido pelo doubleclick.net e é usado para determinar se o navegador do usuário suporta cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 meses 27 dias | Um cookie colocado pelo YouTube para medir a largura de banda que determina se o usuário obtém a nova ou a antiga interface do player. |
YSC | sessão | O cookie YSC é colocado pelo Youtube e é utilizado para acompanhar as visualizações dos vídeos incorporados nas páginas do Youtube. |
yt-remote-connected-devices | permanente | O YouTube define este cookie para armazenar as preferências de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado. |
yt-remote-device-id | permanente | O YouTube define este cookie para armazenar as preferências de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado. |
yt.innertube::nextId | permanente | Este cookie, definido pelo YouTube, registra uma identificação única para armazenar dados sobre os vídeos do YouTube que o usuário viu. |
yt.innertube::requests | permanente | Este cookie, definido pelo YouTube, registra uma identificação única para armazenar dados sobre os vídeos do YouTube que o usuário viu. |